sábado, 25 de junho de 2011

DARKSIDERS - The Wrath of War


Darksiders - The Wrath of War
Plataforma: PS3
Tempo de jogo: Mais de 36 horas
Jogo não recomendado para pessoas religiosas. Já que ele usa e abusa de interpretações da mitologia bíblica.
Diversão ******** 8
Dificuldade ***** 5
Violência ***** 5
História ******* 7
Gráficos ******** 8
Inovação **** 4
Ação ******** 8

Darksiders tem uma história interessante no seu começo, todo o jogo que vemos o herói tenta impedir o fim do mundo, impedir o Armageddon, a guerra entre o céu e o inferno, o fim dos dias, o Apocalípse, mas esse é diferente, o protagonista, foi o responsável pela destruição do mundo, mas ele é acusado de fazer isso antes da hora certa. Obviamente seus chefes não ficam nada satisfeitos com seus atos, mas ele fez apenas o que lhe foi mandado fazer... ou seja, o jogo é sobre uma pilha errada de um Cavaleiro do Apocalípse que fez uma cagada homérica e ferrou o planeta todo.
Justamente o protagonista é uma das criaturas que segundo algumas mitologias religiosas, destruirá nosso mundo e é com ele que você joga, o Cavaleiro do Apocalípse chamado GUERRA!
O visual dele lembra muito aqueles personagens de World of Warcraft, o que deixa ele bem legal.
WAR, depois de perder muitos dos seus poderes, sendo rebaixado, tendo salário diminuído e ainda levar um xixi da chefia, faz um acordo com um tal Conselho, diz que vai resolver as coisas e descobrir quem sacaneou ele e o fez causar o Apocalípse antes do tempo! E desde o começo ele está P da vida com tudo e todos.
Esse jogo é parecido com GOD OF WAR? Sim, ele usa uma engine bem parecida, alguns movimentos são parecidos, algumas armas e funções delas são parecidas, mas dizer que ele é ruim por causa disso é um erro enorme.
Darksiders se utiliza de personagens muito bons, já que o mundo foi pro buraco a muito tempo, a solução é contar com quem ainda está morando nele. E quem vai morar na Terra depois que tudo foi pra banha? Demônios, criaturas hediondas e os humanos que sobraram, todos eles, são zumbis, aliás as criaturas mais fracas do jogo, se bem que tem uns peixes e uns corvos.
No começo do jogo Samael, um demônio até bem simpático e de grande poder, diz que pode ajudá-lo, mas precisa de mais poderes do que tem atualmente, esses poderes poderão ser restaurados matando alguns inimigos demoníacos de Samael e arrancando o coração deles, grande parte do jogo se passará com WAR, caminhando por regiões infestadas de demônios, almas penadas, criaturas abissais, e outros bichos horrorosos, além de muitas vezes você topar com uns anjos que não vão muito com a sua cara! Mas o jogo tem uma regra bem simples, se mexeu, porrada nele! os anjos não curtem WAR, os demônios não curtem WAR, o cara deveria ficar deprimido por ninguém gostar dele, mas ele parte pra cima de todo mundo e aos poucos vai ganhando mais e mais poder. Demônios dificílimos de se enfrentar no começo se tornam fáceis do meio do jogo para o final, devido aos upgrades na armadura, armas e poderes de WAR.
Nem reclame da violência nesse jogo, já que WAR só mata criaturas malígnas, demônios, zumbis e, ok ele mata corvos, se você adora corvos vai ficar irritado com esse jogo.
Darksiders tem uma ótima história, é um jogo bem legal, tem ótimas fases e vale a pena sim jogar., mesmo que você já tenha jogado muito God of War.

Prós:
Os upgrades nas armas são bem legais, ainda mais na espada de GUERRA, pois conforme os itens que você instala nela, surgem efeitos diferentes na maram, quando você anda com ela, isso é bem legal e é uma maneira bem interessante de você lembrar que poder principal sua espada tem. Se está restaurando sua WRATH, ou magia que produz os feitiços principais, como deixar o corpo flamejante, fazer surgir lâminas do chão ou enviar almas demoníacas para atacar os inimigos, a espada terá brilhos amarelados. Se está equipada com o item que aumenta o número de almas recebidas dos inimigos mortos por ela, estará sangrando.
Guerra é um Cavaleiro do Apocalípse, obviamente em algum momento ele irá cavalgar alguma coisa, tanto que chamam ele toda hora de Horseman, nada mais legal que cavalgar a RUÍNA, um garanhão que sangra e tem patas pegando fogo, cavalinho digno de ser montado por GUERRA e muito útil em todo o jogo.
Alguns puzzles do game são beeeem complicadinhos e você terá que parar um pouco, pensar e analisar a situação para resolver o enigma e continuar a aventura. Mas é diversão garantida e porradarinha de primeira qualidade, além de que o jogo não é focado nos malditos quick time events, embora apareçam alguns bem simples, como estar atacando um inimigo e aparece um botão específico para se apertar e fazer um fatality bem legal nele, bem parecido com God of War.
O design dos personagens é muito legal, tanto dos anjos quanto dos demônios. Nem vou ficar rasgando seda pro Joe Madureira, por que isso todo mundo faz.

Contras:
Alguns inimigos como os zumbis, estão ali para morrer, não parecem trazer nada de novo ao jogo, só são bucha de canhão mesmo.
Novamente a mesma tática de outros jogos, notem que eu dei nota de inovação baixa pra ele, você terá que voltar as fases todas novamente quando tiver alguns poderes especiais que você não adquire no começo, como as paredes de cristal que não podem ser destruídas até você ter a Luva especial para dar socos nelas ou a máscara que permite você literalmente ter a visão além do alcance e ver coisas escondidas no game.
GUERRA não morre, na verdade ele morre, mas imediatamente você volta pouco antes do ocorrido, a engine do jogo é assim, então dificilmente terá que refazer muito de uma fase se cair num abismo ou ser morto por trocentos demônios que o cercarem. O que depois de algumas vezes torna o jogo pouco desafiador, mas quando isso acontece com alguns chefes de fase se torna um saco, pois tem que começar novamente a luta com ele e isso inclui alguns diálogos que você vai querer cortar na terceira vez...
Aliás esse é um ponto mais fraco do jogo, não que seja super importante, mas alguns chefes são infinitamente mais complicados de se vencer do que o chefe final do game que teoricamente seria muito mais poderoso.
A luta final é até bem curta comparada ao primeiro chefe do game por exemplo. As próprias cenas do embate final são bem mais curtas e parece que foram feitas meio que as pressas, tudo acontece em segundos e se você piscar, perde o final que poderia ter umas cenas mais elaboradas e dramáticas, não compromete, mas nem se compara realmente aos finais apoteóticos de God of War e Shadow of the Colossus por exemplo. Além do que o chefe final não exige que você use todo o potencial de luta adquirido no game, agora vem um spoiler leve do jogo.... já que a arma que você utiliza no final é uma espada que será usada apenas para derrotar o chefe final, já que é a única coisa que fere ele, ok, até entendo, mas depois de tanto desenvolver o Punho e a Foice, o Shuriken, seria legal usá-los contra o chefão.
Chupações:
War ganha asas que funcionam igual, mas igualzinho as asas de ïcaro em God of War.
War mata inimigos com combos fatalities, tirados de God of War, Mortal Kombat, etc.
War adquire o poder de controlar portais de teletransporte para outros lugares, tirados quase que praticamente de Portal.
War tem um gancho pra se balançar e se pendurar em coisas, tirado de God of War e Tenchu.
War recarrega seus poderes e energias dos inimigos mortos, de suas almas, tirado de Soul Reaver, God of War, etc...



Uma das coisas interessantes do game é que Mark Hamill que ficou conhecido por fazer Luke Skywalker em Star Wars, faz a voz sinistra do personagem The Watcher, o demônio que além de dar dicas do que fazer no jogo, ainda lembra ao personagem WAR, quem manda nele e qual sua missão. E o trabalho de dublagem de Mark está perfeito.

Darksiders 2 já está sendo produzido, só que desta vez o personagem principal será MORTE, outro dos Cavaleiros do Apocalípse, até por que jogar algo mega interessante com Peste e Fome seria meio caído, mas tomara que eles coloquem esses personagens como extras., no segundo jogo. O visual da Morte está na imagem abaixo, o visual de Fome e Peste fica fácil adivinhar: Fome é uma top model européia e Peste é algo parecido com o Tiririca!








domingo, 5 de junho de 2011

Garotas Mágicas Mutantes de Primeira Classe

E vamos a mais uma semana de aventura e emoção!

Pra quem ainda não entendeu o título dos tópicos podem ser a mistura de todos assuntos, mas também podem não ser, isso não é nada inédito ou exclusivo, ou seja o título acima pode ser qualquer coisa.
A cada dia que passa fico mais animado com o evento do século que acontecerá esse ano para minha amada e eu. Quem me conhece sabe... felicidades crescentes nesse ano!

X-MEN FIRST CLASS

E já vou falando o que achei de X-MEN First Class em Portugal se chama X-men - o início, hehehe! O filme por incrível que pareça é bom, dá pra ver no fim de semana tranquilo, ele vale o ingresso.

Nota1 - Eu não achei X-men First Class melhor que Thor e nem melhor que Homem de Ferro, mas é muito bom.

Nota2 - Só por que aparece o logo da Marvel no começo do filme, esse filme não é um dos filmes do Universo Marvel, como Incrível Hulk, Homem de Ferro 1 e 2, Thor e em breve Capitão América e Vingadores.

Nota3 - Em alguns filmes você tem que ter suspensão de descrença, para aceitar certas coisas que parecem sem sentido ou impossíveis, no X-men você tem que, em certos momentos ter "halterofilismo de descrença" e carregar nas costas um monte de coisas que realmente estão lá para nos divertir, mas que apelam pra caramba. Isso as vezes torna o filme galhofa, as vezes estraga por completo, as vezes ajuda, as vezes não incomoda, como no caso de X-men, não incomoda muito não. Daqui pra frente alguns spoilers podem ser ditos, azar o seu.

Coisas boas do filme -
Magneto é com certeza o melhor do filme, embora a rapidíssima cena com Wolverine, que obviamente foi posta lá como um fan-service descarado, vale todo o resto do filme.
Os efeitos estão muito bons, mas hoje em dia, um filme com super-heróis isso é obrigatório. Não dá pra aceitar nenhuma desculpa no caráter efeitos. Uma coisa legal, o roteiro, quem diria está muito bom, a história tá legal, você não se perde, você entende o plano do vilão e como ele se encaminha para o confronto final do filme, coisa que eu não esperava, já que entrei com os dois pés atrás com esse filme, uma por ser da Fox, que não tem escrúpulo nenhum em destruir um personagem famoso, outra por que depois de X-men 3, eles poderiam avacalhar mais os mutantes.
Kevin Bacon é um ótimo vilão, mesmo que muito diferente do vilão na versão dos quadrinhos.
Emma Frost embora pareça mandar em alguma coisa, no filme ela está mais pra capanga de luxo, mas isso ficou bom, assim o vilão principal não fica diminuido demais.
De longe a melhor parte do filme é a aparição relâmpago de Wolverine, é curta, não tem nada a ver com o filme, mas é fantástica.

Coisas ruins do filme -
Alguns mutantes capangas, entram, mudos e saem calados, não que isso seja totalmente ruim, mas Azazel (que no Universo Marvel terá um caso com Mística e será o pai de Noturno) atua bem nas cenas de ação e o mutante que faz furacões que nem tem o nome mencionado (ele é Riptide) também só aparece para esticar as mãos e usar seu poder e nada mais.
Quando um submarino é jogado na terra rolando e se despedaçando o seu reator nuclear que fica numa sala cheia de VIDROS que não quebraram naquele mega impacto, não se desliga!
Daí você me retruca: Ahhh mais os vidros eram superresistentes! Mas Magneto é jogado e na parede e os vidros quebram. Os vidros nem são o problema, mas o reator foi forçado demais.
Banshee, que parece muito, mas muito mesmo com o Ron de Harry Potter, voa, gritando, com suas clássicas asinhas listradas no suvaco, você tem que ter muita, mas muita suspensão de descrença para aceitar aquilo, aliás eu diria que é um halterofilismo de descrença!
O treinamento e o início da escola do Professor X é legal, mas novamente temos a noção de que todo aquele treinamento se deu em uma única semana.
Como fã de Star Wars, algumas coisas ficaram muito, mas muito chupadas ou com uma forte referência, talvez seja falta de desapego da Fox. Quando Mística encontra o Hank McCoy e ele se pendura no modelo do Black Bird, não dá pra não lembrar de Homem-Aranha e o beijo invertido, foi muito de propósito colocar os dois no mesmo enquadramento exatamente como no filme do Aranha.
Frases como "Eu sinto o bem nele!" Imagens como os dois STORMTROOPERS (Esquadrão Alemão de soldados que deram origem ao nome dos soldados imperiais de Star Wars) que Magneto mata logo depois de sua mãe ser morta, não tem como desvincular de Star Wars mesmo!

Finalmente uma coisa que não se encaixa no ruim ou no bom, pois depende de um ponto de vista, é a saga de magneto em querer vingança contra aqueles que mataram sua mãe. Depois de se vingar, matar o responsável por sua maior perda, ele encontra o meio termo entre a raiva e a serenidade que Xavier fala tanto no filme e consegue evoluir seus poderes. Mas tudo no filme, tanto na narrativa, quando nas consequências do que ele faz, provam que o cara que está realmente certo no filme é o Magneto, então a mensagens que o filme passa é: Vingança é algo que faz você melhor, o caminho para a paz não será alcançado com a tolerância ou o entendimento mútuo e sim, na porrada e na imposição. No final do filme quando os canhões dos navios de ambos os lados do mundo, americanos e russos inimigos declarados, se unem para obliterar os mutantes na praia, Magneto pergunta para Xavier se por acaso eles não estão pretendendo matá-los, inclusive ele fala - "Prove que eu estou errado!" e Xavier lendo a mente dos comandantes do navio, não tem como negar que Magneto está certo. A humanidade nunca vai aceitar pessoas como eles. Sim, galera, Magneto sempre esteve certo, se considerarmos os outros filmes de X-men, Magneto sempre foi o herói de sua raça, incompreendido e Xavier nem poderia ser considerado uma pessoa ingênua, pois ele consegue ler a mente das pessoas e saber que realmente Magneto estava certo.
Com tudo isso, X-men First Class ficou bom, infelizmente ele não faz parte do Universo Marvel, o que vai impedir que Wolverine e Homem de Ferro, por exemplo não se encontrem nunca nas telonas.

MAHOU SHOUJO MADOKA MAGIKA


Vou falar de um animê sobre menininhas com poderes mágicos que terminei de ver neste fim de semana, pára tudo, um animê de menininhas mágicas? WTF?!
Eu explico o motivo de ter visto esse animê e por que ele é bom e por que eu recomendo que você que está lendo isso veja. Se um dia você viu desenhos japoneses como Sakura Card Captors, Sailor Moon e similares, sabe que são animês feitos para serem assistidos por meninas, sim, lá no Japão eles fazem desde muito tempo desenhos que são feitos para meninos de 10-13 anos, meninas de 5-8 anos, adultos entre 30-40 anos, eles fazem as coisas bem separadas. Cada nicho tem mangás e animês específicos, isso é legal, por que uma mulher de 20 anos pode não ter os mesmos gostos de um cara de 30 e lá no Japão a indústria de desenhos animados, os animês produz para muitos estilos diferentes.
Então por que ver um animê que é feito para meninas,?
É por que Madoka Magika engana você, ele não é um animê de meninas mágicas e não é pra crianças e duvido que alguma menina não vai ter a cabeça explodida ao ver esse negócio! Como assim? É complicado de explicar, mas ele vai muito além da profundidade de um pires de qualquer animê para meninas, ele te dá um tapa na cara, te surpreende a cada capítulo e tudo o que você sabe sobre um desenho japonês de meninas mágicas é justamente o que interfere na sua visão do que realmente é esse animê. O desenho começa com uma cena que você só vai entender mais adiante na série, depois pula para uma cena com Madoka, uma estudante clichê de desenho japonês, numa escola clichê japonesa, ela descobre que algumas de suas colegas são super-heroínas com poderes mágicos dados a elas por um gato-pokemon-falante e com esses poderes elas destroem bruxas que ameaçam a humanidade.
Primeiro - esqueça tudo que você está vendo, nada daquilo é o que parece, o gato-pokemon-falante é um tremendo filha de uma cadela! As garotas mágicas não são exatamente mágicas, as bruxas não são bruxas como você conhece e o pior é que o animê te dá várias dicas disso antes, já no início, só que, por você ter uma ideia preconcebida do que é um animê de menininhas, você não enxerga a verdade na sua cara! Infelizmente você só começará a perceber o quanto o animê é bom, no terceiro episódio, essa regra colocada em todos os sites que falam sobre esse desenho é verdadeira, assista até o terceiro episódio, se você não gostar mesmo assim, esse animê não é pra você!
Nem vou comentar o visual das criaturas do animê, ele é algo a parte, só vendo pra entender a maluquice que é aquilo. A série tem 12 episódios só, a qualidade da animação é ótima e vale muito o download... mas como ele foi feito recentemente tem que entender que só tem audio em japonês e legendas em português feitas por fansubbers. Aceite, isso faz parte!

Agora os spoilers do animê que vão te provar do que eu falo... mas eu nem vou falar todos os pontos importantes, pois eu mesmo acho isso uma putafaltadesacanagem com qualquer pessoa que ler esse texto. Seria como eu dizer pra alguém que nunca viu o Sexto Sentido, por exemplo, o final do filme!

Vamos lá, depois da imagem é só spoiler...




SPOILERS SOBRE MADOKA MAGIKA

No terceiro episódio ao tentar derrotar uma bruxa, coisa que é sempre feita dentro de uma espécie de dimensão paralela, chamada de Barreira, uma garota mágica usa armas que parecem espingardas e canhões, realmente ela faz isso com outras bruxas e as mata de forma fantástica, mas nesse episódio a bruxa escapa do ataque final dela e a deixa indefesa por alguns segundos e vemos a criatura morder e mastigar a cabeça da menina mágica, o corpo decapitado cai no chão antes de ser completamente devorado pela bruxa que depois é derrotado por outra menina mágica, quer dizer então que ao lutar contra as bruxas existe sim, o perigo real de ser destruída e morta de uma forma horripilante.
O desenho não é sobre garotas mágicas em si, mas é uma série de ficção científica que fala de viagens no tempo e entropia, sim isso mesmo. Uma das garotas mágicas veio do futuro onde todas suas amigas morreram de forma terrível e ela está tentando evitar esse destino cruel para elas, mudando o passado! Kyubey, o bicho fofo que dá poderes as garotas é na verdade um alienígena que pouco se importa com a vida delas ou com as bruxas que elas matam! Kyubey é uma abreviação de IN KYU BEY TOR(Incubador), aqueles lindos olhinhos vermelhos, sim são do mal pra caramba.
Sim, tudo que você achava que o animê era, está errado e isso é só o começo, os poderes, as situações sinistras, levam as garotas a um destino que pode ser pior que a morte, o final é muito legal e obviamente tem algo a ver com a cena inicial do desenho. Boa diversão!