PIRATARIA
Causas e consequências
Tudo aquilo que você sempre quiz saber sobre o mundo da pirataria de programas, jogos e músicas e nunca tiveram a coragem de dizer pra você.
Meu nome é Adriano, designer gráfico, não sou pirateiro de DVDs, não vivo disso, mas conheço muita gente que vive, resolvi falar sobre a pirataria por que é um assunto que deveria ser menos polêmico se a imprensa soubesse do que está falando, e ultimamente eles não falam coisa com coisa sobre a pirataria, pois a maioria mal entende o que está acontecendo em termos de tecnologia multimídia e mudanças sociais provocadas pela própria evolução dessa tecnologia. Nenhuma das empresas citadas abaixo patrocinou esse texto, estou usando o nome delas apenas para exemplificar os fatos que ocorrem hoje na nossa sociedade.
Vou falar sobre a Pirataria de CDs e DVDs, filmes e músicas e sobre o que o Estado tem feito sobre isso, mas não esperem aqui me ouvir apoiando o governo ou apoiando a pirataria, vou apenas relatar os fatos, que por algum motivo estranho, têm sido escondidos da mídia ou dos mais leigos.
Primeiro, vamos separar os tipos de pirataria que ocorrem hoje.
Tem a pirataria de filmes, a pirataria de DVDs( que não é a mesma coisa ), a pirataria de jogos, a pirataria de softwares, a pirataria de seriados e a pirataria de música.
01-Quais os motivos para um filme ser pirateado?
Basicamente grana e tecnologia, hoje com a internet cada vez mais rápida, pode-se baixar um filme em pouco tempo, calculando que seja um arquivo de DVD com uns 4 gigabytes, pois a maioria dos DVDs comporta no máximo 4.7GB e poucos lançamentos utilizam a mídia de 9GB.
02-Como funciona a indústria da pirataria?
Primeiro, alguém que possue um grande conhecimento de internet, sabe configurar programas P2P( Emule, entre outros ), conhece sites e fóruns de Torrent, estando sempre bem informado sobre as novas tecnologias baixa um filme que seja lançamento ou seja algo de interesse do público e vendável, lembrando que toda essa tecnologia não foi criada para ser exclusivamente usada na pirataria e sim para ser usada como uma forma rápida de pessoas trocarem arquivos em alta velocidade. No começo pessoas trocavam suas músicas e imagens, mas logo a velocidade das bandas largas permitiu que arquivos cada vez mais pesados fossem disponibilizados para todos. Depois de baixar o filme de lançamento, esse expert em downloads pode ou vender para algum "pirateiro" de plantão ou para um intermediário que depois repassará para o pirateiro. Esse pirateiro irá se utilizar de computadores especialmente construídos para copiar centenas de DVDs.
Depois utilizando impressoras comuns que estão a venda em qualquer loja de informática, são feitas as capas dos DVDs, facilmente acessíveis dos inúmeros sites especializados nisso, inclusive algumas capas internacionais são mais bonitas que as capas dos DVDs originais em sua versão brasileira. Alguns chegam ao luxo de imprimir na própria mídia o nome do filme, deixando o DVD idêntico ao original e nem é preciso utilizar máquinas importadas, no mercado existem várias impressoras que imprimem DVDs. Após esse processo, o pirateiro distribui para os vendedores e estes são, geralmente os que a polícia pega nas ruas, mas eles são, em sua maioria, apenas pessoas que devido a crise financeira, falta de emprego ou falta de oportunidade, tem que se submeter a trabalhar neste mercado informal e considerado pelo governo uma contravenção.
03-Quem ganha com a pirataria?
Geralmente a pessoa que baixou o filme primeiramente, vende ele por um preço relativamente alto para o pirateiro, já que um lançamento como "Homem-Aranha 3" por exemplo, vai vender o suficiente para ele tirar um bom lucro desse investimento.
As pessoas que compram os DVDs com certeza ganham, nem que seja apenas no preço mais barato.
Uma indústria que está ganhando muito dinheiro com a pirataria são as fábricas de mídias, sejam elas DVDs, CDs, sejam piratas ou oficiais, eles tem que ser comprados para fazer os DVDs, então não há escapatória, a indústria de mídia lucra sempre, com ou sem pirataria.
04-Quem perde com a pirataria?
Aí depende, o governo gosta falar que é o que compra o DVD pirata, mas não é verdade, as pessoas que perdem com a pirataria dependem muito do tipo de pirataria e isso veremos adiante. O governo que não ganha impostos sobre esses produtos;
As distribuidoras de filmes que não ganham nada com isso;
As gravadoras e locadoras que também perdem clientes com a pirataria;
As emissoras de tv que perdem audiência; afinal de contas, se você tem um bom filme para ver a noite, pra que vai ligar na novela ou no filme cortado que passará em determinado canal?
As produtoras de softwares que têm seus programas copiados e não ganham nada, apesar de seus softwares terem sido caríssimos para serem desenvolvidos.
05-Por que filmes são pirateados?
Vamos pegar um exemplo: KILL BILL, foi um filme lançado nos cinemas brasileiros bem depois do lançamento nos Estados Unidos por exemplo, visto que a data de lançamento dele foi atrasada e acabou ficando em cima de outros mega lançamentos da época, resultado: O filme foi disponibilizado por download em sites de Torrent e programas P2P bem antes de chegar no Brasil.
Outro exemplo são os lançamentos mundiais, alguns realmente são bem resguardados e acabam realmente saindo primeiro no cinema, sendo pirateados só tempos depois. Quem está conectado à internet e está afim de ver o filme do Tarantino, vai pegar Kill Bill assim que ele sair no cinema, mas se ele for atrasado no seu lançamento, é óbvio que o cara não vai sair do Brasil para ver Kill Bill lá fora, ele quer ver o filme agora, pois existe uma indústria de marketing que o incentiva a ver esse filme. Você já viu algum filme que não teve propaganda nenhuma em nenhum lugar do mundo?
Veja bem, existem muitos meios de baixar um filme ou seriado que não configurariam pirataria, mas que não são bem vistos pelos órgãos do governo.
Agora vou dar um exemplo meu, eu estava lendo em sites da internet sobre uma série nova, no caso, Ultra Seven X, que traria de volta um herói da minha infância e tal, mas o importante é que, com o anúncio da série que estreiaria no Japão, eu sei que levaria meses, talvez anos, ou talvez nunca, que ela fosse lançada no Brasil, pois todos conhecemos como funciona a tv aqui no Brasil e sobre isso também falaremos adiante.
Quando o primeiro episódio da tal série saiu, foi anunciado em vários sites a data, era uma sexta-feira, meia noite, no Japão, no sábado pela manhã, alguns fãs da mesma série, já tinham feito um trabalho que requeriu bastante esforço, já tinham legendado a série e colocado ela em sites para ser baixada. Ou seja, um programa que foi lançado na sexta no Japão, eu pude ver no domingo legendado aqui no Brasil. Isso é ruim? Para algumas emissoras de tv e distribuidoras de DVD, com certeza vão dizer que sim, mas para quem curtiu o tal episódio, com certeza não. Mesmo que tivesse levado algumas semanas para a tal série sair legendada, ainda assim seria infinitamente mais rápida que os atuais sistemas de tv, seja ela tv a cabo ou tv aberta. Os filmes são pirateados, por que existe toda uma propaganda de filmes e séries na internet e nos meios de comunicação de massa, mas as fontes de onde obtemos o resultado dessa propaganda, no caso, o produto anunciado, não possuem a mesma velocidade da internet, aliás, acho que nunca vão possuir, enquanto o pensamento deles não mudar, por que tecnologia pra isso já tem.
06-Pirataria de filmes, o que é?
É talvez uma das mais comuns e famosas, quando foi anunciado o filme "Tropa de Elite" no Brasil, ele saiu em DVDs piratas bem antes do cinema. Se foi de propósito ou não, não vem ao caso, o fato é, que pessoas assistiram uma versão do filme, mas ela é levemente diferente do filme no cinema em termos de história e enormemente diferente no quesito qualidade. Eu vi Tropa de Elite primeiro no cinema e depois a versão pirata e achei a versão pirata ruim, por que ainda tinha alguns defeitos de qualidade e por que o som no cinema é muito mais envolvente até mesmo que os melhores Home Theathers, lógico que estou falando de cinemas com som digital decente.
A maioria dos lançamentos no cinema hoje em dia, possui efeitos de som e imagem que são realmente melhor apreciados numa sala de cinema, eu vi Transformers no cinema, os robôs quando disparam suas armas, fazem um barulho fantástico, já na versão pirata, ele apenas parecem cuspir, mas esse problema óbvio foi corrigido quando vi a versão pirateada do DVD.
Alguns filmes chegam a nós em sua versão pirata mais tosca de duas formas:
Via Críticos - Antigamente só havia uma maneira dos críticos de cinema e da imprensa especializada verem um filme antes do público para fazerem suas avaliações, eles iam em sessões de cinema exclusivas e viam o filme. Hoje não sei se isso acontece, mas o que sei que acontece é que versões do filme em DVD são disponiblizadas para vários países, com alguns detalhes, periodicamente aparece na tela uma legenda dizendo que aquilo é uma versão feita apenas para avaliação dos críticos. Mas quando essa versão é editada e gravada, será que existe muita dificuldade para retirar essa legenda? Eu acho que não e com tantas cópias para controlar, esse método é um incentivo imenso à pirataria. A primeira vez que vi uma versão desse tipo foi "O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel", tinha aquele letreiro periódico, um incentivo descarado a pirataria, com a ajuda de amigos que são especialistas em baixar filmes, vi isso acontecer pouco tempo antes de lançarem o filme "O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel" e tirando essa legenda, o restante do filme era idêntico ao que semanas depois vi no cinema.
Via Filmagens - Quando vi Matrix Reload pela primeira vez, não vi inteiro, mas me foi fornecida uma versão por amigos, que era baixada da internet e que tinha sido filmada no cinema, a imagem era boa, a camera usada com certeza era de ótima qualidade, aliás parecia que alguém tinha colocado a camera ao lado do projetor, será que tiveram ajuda de alguém no cinema?
Segundo as pessoas que forneceram a cópia para mim, disseram que a fonte era do Japão, devido a captura de som ser com certeza da camera, o som não era dos melhores.
Vez por outra saem versões de filmes recém lançados no cinema, com qualidade ruim mesmo, as famosas versões chamadas de Screen. Essas versões realmente são aquilo que as propagandas anti-pirataria falam, tem qualidade péssima, por vezes trancam nos aparelhos em DVD por terem sido gravadas em mídias de baixa qualidade. Mas sinceramente, você acha que todos dos DVDs piratas são assim? Quando o público começou a reclamar dessas versões, a lei da oferta e da procura e a concorrência entre os próprios pirateiros, resultou em um esforço dos pirateiros de plantão para obterem versões com alta qualidade e isso se concretizou na maioria dos lançamentos atuais.
07-Pirataria de DVDs, o que é?
Quando você vai numa locadora ou numa loja de DVDs e compra um filme antigo ou raro, paga um valor por ele, na certeza que a qualidade do filme vai estar muito boa. Só que você já se perguntou se o DVD que você aluga atualmente na sua locadora é pirata ou original. Alguns pirateiros utilizam o fato de existirem programas que copiam esses DVDs e assim eles podem vendê-los por um preço bem mais barato que numa loja, as vezes dependendo do filme, mais barato até que numa locadora. Existem métodos que as fábricas e distribuidoras de DVD para criar formas de gravação, que impediriam os pirateiros de copiar um DVD, sinceramente até hoje eu nunca vi um DVD que tivesse alguma proteção contra cópias que durasse mais do que uma semana sem ser copiado. Então é um trabalho meio inútil e inglório, só serve para essas empresas gastarem dinheiro ou fingirem que estão fazendo alguma coisa contra a pirataria.
Como se trata de uma cópia digital, o DVD pirata é exatamente igual ao original, correto? Nem sempre, as vezes um DVD é lançado em mídias de 9GB, não tanto pela qualidade de imagem, mas por terem muitos extras, por terem mais linguagens diferentes ou mais legendas, acontece muito nas cópias piratas são reduzidas para mídias de 4,7GB, apesar da perda de qualidade ser pequena, ela existe e muitas vezes as cópias piratas aqui no Brasil, não tem todos idiomas ou todas as legendas, alguns DVDs piratas tem no máximo o aúdio original, o aúdio em português e as legendas em português, até por que os consumidores desse tipo de DVD, não estão interessados em ver o filme em espanhol ou com legendas em chinês.
Mas existem sim, DVDs piratas que são cópias fidedignas dos DVDs encontrados em lojas, aliás a maioria dos DVDs piratas são assim, o que obviamente demonstra o quanto os órgãos oficiais que combatem a pirataria não sabem do que estão falando, sempre colocando em suas campanhas que a qualidade do DVD é ruim, ora, se fosse tão ruim, as pessoas não comprariam.
08-Pirataria de jogos, o que é?
Diferente da pirataria de filmes, a indústria de jogos, ainda não se preocupou muito com a pirataria de jogos, por que? Um jogo no Japão vende 5 ou 6 milhões de cópias, acha que eles vão se preocupar com as cópias piratas do Brasil, que nem ao menos tem aqui os consoles mais avançados, o Playstation 1 nunca foi lançado aqui, o PS2 e PS3 talvez nunca o sejam, por que para a Sony, não é interessante e nem lucrativo, eles preferem continuar com os mercados americano, europeu e japonês que já estão dando lucro o suficiente para eles. Não há interesse, apesar de existirem várias revistas especializadas em games no país, algumas inclusive que mostram como desbloquear certos aparelhos!
A pirataria de jogos em outros países, principalmente Japão, Europa e EUA, é praticamente inexistente, por que os jogos lá são muito baratos.
Apesar de existirem algumas restrições técnicas para a cópia de DVDs de jogos de computador, principalmente os jogos que permitem conexão ONLINE, é igualmente eficiente a velocidade com que travas e criptografias são quebradas nesse meio. Na verdade existe quase uma competição acirrada entre os desbloqueadores de jogos e DVDs, como se fosse um outro jogo, onde vence quem colocar na rede, o programa de desbloqueio primeiro. É verdade que algumas mídias no começo da pirataria não se prestavam para jogos e realmente forçavam o leitor dos videogames e diminuiam sua vida útil. Mas tudo nessa vida tem o seu custo-benefício.
Vou dar o exemplo do jogo FINAL FANTASY VIII, para Playstation 1, hoje já antigo e ultrapassado, o jogo que possuia 4 CDs, era vendido na praça por 30 reais, enquanto nas lojas, a versão original dele, na época de seu lançamento, era vendido por 145 reais. Outro jogo famoso era o GRAN TURISMO 2, que era vendido em 2 CDs por 15 reais e nas lojas por 130 reais, se eu comprasse os dois nas lojas oficiais, gastaria num único mês, 275 reais, mas apenas 45 reais nos camelôs, mesmo que o camelô fugisse com minha grana, sumisse do lugar, se eu comprasse dele um CD arranhado ou ruim, ainda assim, precisaria ter o azar de comprar SEIS vezes os jogos piratas para gastar a mesma coisa que nas lojas oficiais, pior, nada impede que os CDs originais não venham com defeito e possivelmente, nem haveria uma troca imediata dos CDs como acontece nos camelôs que com o tempo, o consumidor acaba adquirindo uma relação de confiança até maior do que com o vendedor em lojas que vendem produtos originais. Pois nas lojas originais, para dar um exemplo, TODOS, os jogos são importados, você já tentou consertar um aparelho seu que seja importado? Sabe a burocracia e demora desse tipo de operação. E ainda rezar para a loja oficial ter o título que você quer, ter em estoque( o que hoje é muito difícil ) para uma eventual troca.
Mas a verdade é que eu já troquei alguns CDs sim de jogos, mas foram três ou quatro e o camelô trocou imediatamente por outro que não estivesse arranhado e depois funcionou perfeitamente. Considerando que dois ou três virão com defeito e cento e cinquenta não irão dar defeito, o custo-benefício aqui é nítido. Então mesmo que algumas peças do equipamento viessem a estragar com o tempo, ainda assim eu teria disponibilizado muito menos dinheiro por jogos pirateados do que teria feito em jogos oficiais, e ainda poderia investir a diferença na troca de qualquer peça que viesse a estragar. Resumo, o custo-benefício do jogo pirata é melhor sim, o que torna os jogos caros aqui no Brasil, são os impostos.
09-Pirataria de softwares, o que é?
Esse é o caso mais específico de pirataria, antigamente muitos softwares eram vendidos com vírus e bugs ou mesmo gravados em mídias muito ruins, resultado, o programa apresentava muitos defeitos e acabava por trazer mais problemas do que soluções. Mas os camelôs e pirateiros não pararam no tempo, eles evoluiram e hoje vendem softwares em mídias de qualidade, muitas vezes testados, alguns já vem com programas e números de série que já facilitam a instalação e nesse caso ocorre também a corrida para saber quem desbloqueia a instalação do programa mais rápido. Mas alguns programas específicos são vendidos bem mais caros do que jogos e DVDs, mas ainda assim extremamente mais baratos que softwares originais. Então você pode rebater que o software pirata não terá suporte técnico como o original. Senhoras e senhores, galera em geral, alguém já viu suporte técnico de programas aqui no Brasil? Só para multinacionais que não compram software piratas, por que existe uma fiscalização atuante, não muito atuante, mas existe.
O usuário doméstico está ciente de que não terá suporte, aliás terá, de fóruns e sites especializados nesses programas que resolverão qualquer problema de uma forma muito mais rápida e barata que a própria produtora do software.
10-Pirataria de seriados, o que é?
Recentemente alguns donos de produtoras como a SONY e a FOX até admitiram, que baixar um seriado não é pirataria, pois atualmente o público que faz isso é mais específico e aqui no Brasil, ainda mais carente de séries.
Temos a TV aberta, que é pobre em seriados ou simplesmente tem um grande desrespeito aos telespectadores, aliás esse estado de coisas que o governo tanto alarda hoje sobre a pirataria, teve origem justamente na carência de respeito da tv brasileira por seu telespectadores. Quantos seriados você já viu na tv que foram mudados de horário sem aviso, séries simplesmente serem canceladas de canais brasileiros sem ao menos mostrarem todos os episódios, as pessoas que são fãs desse tipo de entretenimento, ficam literalmente prostitutos da vida com isso e o pior, isso as vezes acontece, com menos frequência felizmente, até na tv a cabo! As pessoas não querem esperar meses ou anos para ver uma série que foi propagandeada nas revistas especializadas e nem querem ver essa série cortada ou fora de cronologia e nem querem ver dez vezes a mesma temporada, por que a emissora prefere repetir infinitamente para ganhar audiência, sabe-se lá de quem?
E essa tendência a baixar coisas se estendeu para um outro nicho, os adolescentes de hoje, estão se atualizando muito mais rápido que os combalidos diretores de programação das emissoras, podemos pegar como exemplo os fãs de desenhos japoneses que baixam suas enormes séries preferidas, que certamente nunca serão lançadas em DVD aqui e assistem, com aúdio original e legendado em português, por verdadeiros malabaristas em tradução. isso se desenvolveu tanto que hoje, existem séries de desenhos inteiras a venda aqui, vendidas em locais especializados.
O engraçado é que as distribuidoras acham que esse tipo de coisa não é vendável no Brasil, a pior miopia é a empresarial. Para se ter uma idéia, alguns seriados que fizeram sucesso na tv no Brasil, têm suas temporadas vendidas aqui sem o idioma dublado?!
11-Pirataria de música, o que é?
A indústria fonográfica foi a que mais sentiu a pirataria, foi a primeira a se mexer contra ela. O motivo para isso foi o CD, é uma mídia mais antiga e muito mais simples de piratear do que o DVD, na época que a pirataria começou, os DVD ainda não tinham a força que têm hoje, mas o CD já era uma mídia super popular. Eu comprei muitos CDs originais, acho que comprar uma mídia pirata do seu artista preferido é como você roubar dinheiro da carteira da sua namorada.
Mas faz literalmente anos que não entro numa loja para comprar CDs de algum artista, a internet e o famoso formato MP3, que hoje tem opções de qualidade fantásticas, são uma realidade que só a indústria fonográfica ainda não percebeu. Se a culpa disso é dos donos de gravadoras obtusos ou velhos demais, acostumados com a era do vinil que tanta grana deu a eles, agora querem tentar combater a pirataria, mas o esforço que fazem, chega a ser patético, pois o problema da música não é a pirataria e sim a disponibilidade que a música tem hoje na internet e nem estou falando nos sites de venda de música, mas das centenas de possibilidades que se tem hoje para baixar uma música ou mesmo um CD inteiro na internet no formato MP3.
Os sites de venda de música também são um caso à parte, mas com elementos diferentes em cada região, por exemplo nos Estados Unidos o valor que eles pagam por uma música é ridículo, tão ridículo que empresas estão lucrando muito com esse novo segmento, pois as pessoas compram músicas por que para eles é muito prático e barato, já aqui no Brasil a coisa é mais complicada, poucas pessoas ainda tem acesso a isso e as músicas saem muito caro, até um ringtone de celular aqui é caríssimo. Quem compraria por 5 reais, uma música se um CD nos camelôs com TODAS as músicas de um determinado CD, incluindo aquela que a pessoa compraria custa os mesmos 5 reais?
Recentemente o RADIOHEAD disponibilizou sua músicas na internet, de graça, com a opção para o público de pagarem o quanto achassem que aquelas músicas valiam, nenhum CD anterior deles rendeu tanto lucro quanto este. Sinal dos tempo ou a banda tem milhões de fãs endinheirados?
12-Campanhas anti-pirataria adiantam?
Não, sem chance, é entrar num ouvido e sair no outro, por que o governo está tentando curar a dor de cabeça com um band-aid! Ok, o seu filho de sete anos está preocupadíssimo com a procedência do DVD do Shrek, que você trouxe pra casa. O governo infelizmente tem tido a mesma competência para as campanhas anti-pirataria que ele tem com as campanhas anti-drogas, ou seja, nenhuma.
Essa é mais um dos gastos inúteis que o governo tem. Queria saber quem são as pessoas que decidem por essas campanhas imbecis que andam por aí, não pode ser coisa de bons profissionais.
13-O que poderia resolver o problema da pirataria?
Primeiro, a pirataria é um problema? Eu acho que ela é a consequência de uma série de "cagadas" que distribuidoras de filmes, emissoras de tv, companhias de cinema e os próprios cinemas vem fazendo durante anos, eu adoro ir ao cinema, de preferência um cinema com um som bom e uma tela limpa, pois hoje em dia alguns filmes soam completamente diferentes, quando vistos numa telona, do que quando vistos em casa, nem o DVD, com toda sua qualidade, consegue muitas vezes reproduzir a emoção de uma sala de cinema que tem um som mega bóga!
14-Pirataria e crime organizado tem alguma relação?
Sim, em alguns lugares tem sim, mas não em todos, existem alguns estados em que traficantes, bicheiros e outros contraventores usam a grana de seus negócios escusos, para comprarem mídias e equipamentos para os pirateiros, em troca eles dão parte das suas vendas para esses malandros, numa explícita forma de lavagem de dinheiro, mas grande parte da pirataria não funciona assim, pois é muito mais fácil para os pirateiros e também dá mais lucro ficarem longe dos criminosos, afinal ninguém gosta de ficar com o "rabo preso".
15-Ver filme pirata pode prejudicar seu aparelho?
Acho que a pergunta poderia ser, você assistir DVDs originais podem prejudicar seu aparelho? Lógico que não, um DVD de filme vendido hoje em dia, rodando num aparelho que nem precisa ser dos mais modernos de DVD, nem sequer baixa a vida útil do aparelho. No caso do Playstation realmente isso até pode ser verdade, o que eu duvido muito, pois tenho um Playstation 2 e ele nem sabe o que é um jogo original. Mas como eu falei antes, o custo-benefício compensa.
16-Por que alguns filmes piratas trancam ou travam no meio?
Na verdade já vi isso acontecer muito até com DVDs originais, geralmente o problema é que a mídia usada é de uma qualidade muito inferior e gravada em velocidades altas, para economizar tempo e outras vezes por que está arranhada mesmo. Mas se o DVD for gravado da maneira correta numa mídia boa, isso não ocorre nunca.
17-Instalar um programa pirata no seu computador é prejudicial?
Se você comprou um programa pirata, ele é uma cópia idêntica ao programa normal,não prejudica em nada, isso é uma mentira que algumas campanhas do governo tentaram enfiar guela a baixo do cidadão que nada entendia de softwares e coisas básicas da informática, aliás o que eu não recomendo é que você instale esses programas originais que vem em revistas, estes sim, estão cheios de programinhas auto-instaláveis de propaganda e softwares maliciosos. Se você duvida, apenas copie os arquivos para uma pasta de computador e passe qualquer programa anti-vírus nele que você vai ter uma surpresa.
18-A pirataria apenas copia, utilizando o esforço de outros na produção e nada trás de novo?
Nem sempre, hoje existe um pequeno grupo de pirateiros que cria produções de várias formas, ou coloca a venda coletânea de clipes de um determinado artista, muitas vezes não existe similar no mercado. Outras vezes é produzida a legenda em português do filme, isso acontece muito em DVDs de seriados japoneses, que são largamente vendidos em qualquer evento dessa temática.
19-Bloquear os aparelhos de DVD para não aceitarem as mídias piratas é a solução?
Cá pra nós, você compraria um aparelho se soubesse que os DVDs que você já tem em casa não vão rodar nele?
20-Existe algum método que poderá em teoria diminuir a pirataria?
Sim, as novas locadoras por assinatura, que basicamente são o seguinte:
Você se cadastra numa dessas locadoras, paga uma taxa por mês, como se assinasse uma revista, faz uma lista de filmes, geralmente isso é feito pela internet ou celular e receberá diariamente os DVDs que alugou. A vantagem é que não existe mais o problema de pagar taxas por entregar um DVD atrasado, o preço das assinaturas geralmente é mais baixo até que você comprar a mesma quantidade de DVDs, mesmo que compre todos piratas, ainda sai mais barato a locadora por assinatura. A desvantagem é que isso é um recurso tremendamente novo e vai demorar alguns anos para atingir a grande maioria do público.
21-Qual a relação da tv digital com a pirataria, ela vai ajudar a acabar com a pirataria?
A tv digital é atualmente uma das maiores sacanagens que o governo já fez, mas infelizmente não teremos como escapar dela. Devido ao conteúdo e adminstração das tvs atuais continuar o mesmo, apenas em melhor resolução, não espere grandes mudanças em termos de tv no Brasil, nos próximos cinco anos, é sério. Embora as capitais estejam começando a receber os sinais digitais, existem alguns detalhes sobre a recepção no interior e regiões mais afastadas, que impedirão por um bom tempo a chegada da tv digital.
A interatividade, que permitiria o usuário por exemplo, alugar filmes pela sua tv digital, como é feito hoje pela tv a cabo, depende principalmente, ainda da linha telefônica, para enviar dados à central, como existem muitos lugares que não tem telefone, aliás um item hoje, considerado até inútil para quem tem celular. Você pagaria um telefone fixo apenas para trocar informações com sua tv? Dificilmente, a menos que esse telefone disponibilizasse uma internet banda larga, o que não ocorre em grande parte do território nacional, diferente da tv que hoje é bem mais abrangente em termos de território.
22-O cinema tem como enfrentar a pirataria?
Atualmente não, por que eles ainda preferem fazer campanhas que mostram mais o crime da pirataria, os prejuízos da pirataria ao invés da qualidade de seu próprio produto e isso eles fazem por um motivo não tão interessante, eles não têm muitas vezes nenhuma grande qualidade para mostrar aos espectadores no cinema, do por que eles devem voltar e ver mais filmes ali.
23-A tv aberta e a tv a cabo tem como enfrentar a pirataria?
A tv a cabo já poderia ter vencido a pirataria a muito tempo, você já viu o custo de um filme alugado atualmente na tv a cabo, é um absurdo, se fosse bem mais barato, mais assinantes alugariam e óbvio que isso gera uma propaganda boca a boca. Isso certamente incentivaria mais pessoas a assinarem a tv a cabo e comprarem filmes por ela, além de ter uma programação de melhor qualidade que a tv aberta, se é que a tv aberta hoje, pode ter alguma qualidade considerada. Aliás a tv aberta é uma das maiores responsáveis pela pirataria, pois passam filmes cortados, ou seriados em horários não compatíveis com o público-alvo da série que exibem.
Vou pegar um exemplo recente, Lost e 24 Horas, embora sejam passados na Rede Globo anualmente, nas férias do Jô Soares, são exibidas em horários realmente problemáticos para a maioria dos fãs da série assistirem, óbvio que esses fãs anteriormente já baixaram a série, já viram na tv a cabo ou compraram os DVDs originais ou piratas, que seja. Pois é um público que nem conta mais com a tv aberta para ver suas séries, pois já sabem como a banda toca por aqui. Já os potenciais novos telespectadores dessas séries raramente vão se dar ao trabalho de esperar até de madrugada para assistir uma série que ele ainda nem sabe se será interessante, daí surge a opção, o DVD pirata barato e acessível, para ser visto quando este que seria um novo telespectador estivesse a fim de ver, resultado, o cara compra o DVD pirata.
24-Computadores e a internet podem ajudar a combater a pirataria?
Sem chance, até por que o computador e a internet que produzem ela, mesmo que seja sem seu conscentimento. Alguns computadores já vem com programas que via de regra, quando você coloca um CD nele, ele já copia para uma pasta todas as músicas para facilitar sua vida, o que nada mais é que piratear o CD, mas isso não é culpa do usuário, pois muitos programas fazem isso automaticamente ou tem essa opção escancarada, embora todos tenham a opção de não fazer isso, ela geralmente está num menu de opções em separado.
Concluindo:
A pirataria se desenvolveu por um único motivo: Por simples incompetência dos órgãos responsáveis pela distribuição do produto em questão, no caso os filmes e jogos. Quando você faz propaganda de um bolo de chocolate que é muito gostoso, as pessoas vão perguntar pelo bolo e se esse bolo não estiver disponível, eles irão até onde o tal bolo está. Pois você já fez a propaganda e o mercado consumidor é assim.
Outros responsáveis por vários segmentos da pirataria são as emissoras de televisão, com uma programação que beira o patético, onde boa parte do tempo da programação é preenchida por programas repetitivos( Chaves, algumas matérias de telejornais ), de qualidade duvidosa ( programas de humor de péssima qualidade ), programas extremamente temáticos( programas evangélicos ) e escassez de seriados de qualidade, lembrando que os que aparecem geralmente são cortados, censurados ou mal apresentados ( Naruto, Lost, Smallville).
A polícia corre atrás de camelôs que tentam apenas sobreviver e sustentar suas famílias, pois a situação tá problemática pra muita gente, pode não estar pra você que está lendo esse texto, mas com certeza você conhece pelo menos umas cinco pessoas que estão desempregadas, não é mesmo?
Aqui fala Firefox, último sobrevivente dos péssimos programas da madrugada, 24-01-2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário