sexta-feira, 21 de novembro de 2008

2001 - Uma Odisséia no Espaço - Avaliação


Esse filme não pode ser comentado em termos de trilha sonora, por não haver padrão que descreva a importância dela para o filme. É altamente recomendado que se veja esse filme com uma aparelhagem de som de alto nível.
Se você não viu ainda 2001, eu recomendo que você alugue ou compre o DVD e não veja mais nada além dele. O filme no começo parece um documentário, mas leva a aventura do ser humano em busca do desconhecido a um nível absurdo que até hoje com trocentos milhões em efeitos, ainda não foi superado. O livro de Arthur C. Clarke é maravilhoso, o filme segue bem o enredo do livro. Como uma fantástica hipótese de que o homem desenvolveu sua inteligência ensinado por uma cultura superior, indo para um futuro próximo, que embora não tenhamos chegado ainda, não está muito longe, 2001 trata das relações do homem com o desconhecido e com o fato de que, um dia descobriremos que não estamos sozinhos nesse Universo. Realmente é complicado falar de 2001 ou mesmo explicá-lo, mais fácil ler o livro. Muita gente não entendeu o final do filme, mas é só perceber que existem duas coisas importantes que acontecem, a cápsula de Dave entra no Monolito, que o leva para um lugar que o tempo não existe, o ontem, o hoje e o amanhã se fundem, elevando o nosso astronauta que de certa forma representa o homem a um novo estágio, a criança das estrelas. O filme/livro teve continuações: 2010, o ano que faremos contato, que virou filme.
2061, que explica muita coisa do que acontece nos livros anteriores e 3001 que eu não li ainda, mas a continuação de 2001 no cinema não chega nem aos pés do clássico 2001.

Nenhum comentário: