domingo, 4 de julho de 2010

Um pouco de Artes Marciais - Krab-Krabong







KRABI KRABONG
A arte marcial armada da Tailândia

Krabi-krabong é uma arte marcial Siamesa, que usa a espada e o bastão em lutas, também contém técnicas de espada e escudo, aliás as técnicas de ambos se mesclam muito. São vagas as informações sobre a verdadeira origem da arte, mas se acredita que a mais de 500 anos é treinada por forças militares da região. Luta-se com duas espadas em cada mão, que se assemelham muito a facões do Kung Fu, mas com o cabo mais longo, para facilitar o equilíbrio e manipulação das armas.
Em média são necessários cinco anos para se aprender as técnicas básicas, os combates de Krabi-krabong não possuem limite de tempo, o que exige muita resistência muscular dos praticantes, os praticantes não se utilizam de nenhuma proteção, além das roupas e frequentemente ocorrem cortes e ferimentos nos combatentes, como traumatismos no crânio, braços quebrados, machucados nas pernas e pescoços também são comuns, por serem alvos frequentes das armas. Ultimamente, a exemplo do kendo, os praticantes utilizam armas de madeira e na contenda vale tudo. Se uma arma cair, o praticante pode se valer de socos, chutes e arremessos semelhantes ao judô ou hapkidô para tentar incapacitar o adversário. A ênfase da luta todo o tempo é na ação rápida e certeira.
Os rituais do Krabi-krabong se assemelham, por questões óbvias, aos do Muay Thay, eles usam o Monkon, espécie de tiara colocada na cabeça e fazem movimentos semelhantes ao Ram Muay, mas com suas armas.
Pode-se dizer que o Krabi-krabong está para os tailandeses assim como o bokudo está para os japoneses.

Fonte:
Martial Arts of the Orient, Peter Lewis, 1993, fotos: Spectrum Colour Library, Sporting Pictures UK Limited.

Nenhum comentário: