quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Terra Nova e o Parque da Juraci!

A TERRA É NOVA, MAS OS PROBLEMAS SÃO VELHOS!

Terra Nova é uma série que está sendo produzida pela Amblim, ou seja, tem o selo Steve Spielberg de qualidade para seriados que a família pode ver no sofá! Também significa que é uma série comportada e você dificilmente verá coisas bizarras nela, entenda coisas bizarras como homossexualismo de tiranossauros e velociraptors viciados em cocaína. Passa no Canal FOX, mas obviamente se você está lendo isso, provavelmente está assistindo ela viajando toda semana para os EUA, certo?

A Terra foi pro buraco, poluimos o planeta até o nível insustentável para a vida humana, bom, isso não foi hoje, mas em 2149, as mentes mais brilhantes e desesperadas do mundo tinham que achar uma solução, acharam... um portal dimensional, temporal ou whatever que leva as pessoas para o longínquo ano de 85.000.000 a.C. ou mais ou menos por aí. Nessa época a Terra é linda, é legal, verdejante e cheia de dinossauros carnívoros assassinos, como os humanos não tem medo deles, nos mudar para esse lugar parece uma boa ideia, começar de novo, dane-se a Terra no futuro, 2000 anos? Puf!! Que se danem os menos de 2000 anos que levamos pra ferrar o planeta, podemos esquecer tudo isso e viajar no tempo, com 85.000.000 se ferrarmos o planeta novamente em 2000 anos, podemos viajar para 87.000.000 e ir recuando até cansarmos, uma ideia que parece mostrar que o planeta não tem mais solução mesmo, mas cavamos essa sepultura desde a revolução industrial, não reclamem!
De volta a série, os humanos começaram a ir em migrações para o passado, aos poucos a colônia vai se organizando nesse novo mundo, correndo de alguns dinossaurinhos amáveis, sendo devorados por outros dinossaurinhos amáveis.
Mas a série começa, não no passado jurássico ou cretácico (na verdade eles estão no final do Cretáceo), não lembro bem, mas na Terra atual, um policial no melhor estereótipo de qualquer seriado americano de investigação, tem uma família e vive se ralando com seus filhos, mas tem uma lei que diz ser crime ter mais de dois filhos e o cara resolve ter mais uma filha. Quando a polícia descobre ele é preso, mas com a ajuda da mulher que é médica, ele consegue fugir e ainda levar toda a família para o portal onde as pessoas vão para o Jurassic Park! A série começa mostrando que essa é a DÉCIMA migração para o passado.
Então na série temos o policial JIM SHANNON (caraca, Shannon é nome de menininha), sua mulher ELISABETH SHANNON médica foderosa, com cara de indiana que se tiver recursos pode salvar qualquer um, ela tem cara de indiana por que obviamente em 2149 as pessoas mais comuns na Terra são chineses e indianos.
Os filhos deles são:
JOSH SHANNON - Um adolescente que vai entrar em altas confusões com uma galerinha da pesada por causa de sua namoradinha que ficou em 2149.
MADDY SHANNON - A filha também adolescente que vai se encantar por um dos soldados bonitões da colônia jurássica e que é nerd até a unha, tendo conhecimentos absurdos sobre coisas nerds, como história, paleontologia, física, biologia a ponto de as vezes isso ficar pedante.
ZOE SHANNON - A filha mais jovem que nasceu ilegalmente e de certa forma foi o motivo de tanta confusão pra chegar na colônia e tal.
Ao chegarem eles conhecem os galeritos que controlam a colônia e o principal deles é o COMANDANTE NATHANIEL TAYLOR, que é o badass mudafuka da parada, descobrimos depois que o cara veio sozinho e por problemas com o portal meia boca que abriram, ele ficou dormindo na floresta sem nenhum recurso, por meses, afinal ele é quase um Chuck Norris e obviamente todos os dinossauros que se meteram com ele foram extintos!
E a série é isso, uma família que tem uma segunda chance, um recomeço nesse mundo selvagem dos dinossauros em computação gráfica vivendo altas aventuras. Fim...
Fim nada, a série aos poucos vai mostrando que nem tudo são flores carnívoras na tal colônia.
Como sempre os piores predadores do Universo não são os dinossauros, são os humanos.
Nas propagandas da série já está escrito: Não existe paraíso sem sacrifício.
E depois das informações técnicas e fotos, tem spoilers do seriado... não são tão pesados, mas estão lá.

A série nem tem atores tão relevantes, talvez o mais conhecido seja mesmo o Comandante Taylor, que todos conhecem como o malvado Coronel Miles, do filmaço AVATAR!

O seriado não pretende ser tão pretensioso assim, porém é bem legal, você não vai ver dinossauros toda hora, como em Jurassic Park, mas as cenas deles são muito bem feitas, obviamente a equipe de Jurassic Park deve estar cuidando disso, afinal a série é do Spielberg!

Sim, nós temos aqueles episódios bem família, com a menina flertando o soldado, que é bem comportado, aliás comportado até demais, só que se pensarmos que o pai da guria é um policial casca grossa, o cara faz o certo, ou poderia acordar amarrado numa árvore no meio da floresta com uma placa: FREE FOOD no peito! Tem o "esperado" episódio onde a Zoe, filha mais nova, quer criar um bebê anquilossauro. Mas tem também aqueles odiosos episódios dos adolescentes fazendo merda, sim, os caras estão a 85.000.000 de anos de lugar nenhum e querem passear na floresta enquando o alossauro não vem. Eu me indigno com esses seriados onde os personagens parecem esquecer onde estão e o que estão fazendo ali, coisa que qualquer ser humano em sã consciência não faria, eles fazem e você fica contando quantos minutos faltam pra eles se tomarem choque bonito!

Ao assistir a série eu me deparei com uma referência não tão óbvia, mas mais antiga, não que o Spielberg não quisesse fazer uma série dessas a muito tempo, afinal ele nos trouxe dinossauros de volta. Terra Nova, a colônia é bem parecida em alguns pontos com Dino Crisis, um jogo de survival horror semelhante a Resident Evil feito para Playstation que tinha essa temática, dos caras que voltam no passado para criar uma colônia, óbvio que no jogo, os dinossauros arrebentam todo mundo e o jogo acontece na tal colônia já detonada.

Como eles estão em 2149 quando a série começa, obviamente a tecnologia deles, tanto médica quanto de armamentos é bem superior a nossa, por exemplo, as armas principais não disparam balas, mas rajadas sônicas que podem ser reguladas desde um empurrão dolorido, até explodir sua cabeça! O que parece bem lógico, visto que uma metralhadora mesmo que causasse dano a um bicho do tamanho de um tiranossauro, dificilmente iria pará-lo tão rapidamente quanto um deslocamento de ar gigante.


E agora vamos aos pontos importantes da série, com alguns spoilers óbvio, mas que não vão tirar seu sono e diversão:
Descobrimos logo que além da colônia controlada pelo comandante Taylor existem os Sextos, um grupo que veio com a sexta migração, mas pelo que sabemos boa parte desses Sextos, vieram para mudar as coisas no lugar, tipo, tirar o comandante Taylor do comando e escrotizar a colônia.
Taylor tem um filho, que é um nerd master plus em física e está bolando um jeito de reverter o portal dimensional, pois até onde sabemos algumas regras nesse portal ainda persistem: Só se pode ir para o passado, não dá pra ficar voltando como em De Volta para o Futuro, mas parece que dá sim, só ainda não descobriram como, estão pesquisando sobre isso. A princípio não dava pra se comunicar com o Hope Plaza (lugar onde fica o portal no ano 2149), mas ao longo da série descobrimos que tem como fazer isso com sinais de rádio ou video, mas não ainda com pessoas e coisas.
Aliás, no começo achamos que o cara malvado é o Comandante Taylor, mas depois vemos que a briga que ele teve com seu filho foi por causa desse negócio dos humanos do futuro saquearem o passado, ao invés de realmente começarem novamente e da maneira certa.

Pensamos a princípio que Taylor é um mandão que teme que seu poder seja tirado dele pelos figurões da Terra no futuro, mas depois veremos que esses figurões querem na verdade, explorar a Terra no passado, tirar todos os recursos uteis dali e mandar para a Terra no futuro.
Algumas pessoas são espiões dos Sextos dentro da colônia, mas todos são bonzinhos, eles apenas estão sendo chantageados pelos Sextos liderados por Mira, uma mulher igualmente badass modafuka que também está sendo chantageada pelos figurões do futuro, na série só falta mostrar que esses figurões também estão sendo chantageados por mais alguém. Não dá pra não comparar os Sextos com os The Others de LOST.

E a revelação final, pelo menos até o décimo episódio que vi, é que Skye, a possível outra namoradinha do Josh ou encrenqueira de plantão também está sendo chantageada pelos Sextos, uma curiosidade, a atriz Allison Miller, que faz o papel da Skye, participou da adaptação de BLOOD THE LAST VAMPIRE, filme que eu recomendo que vocês vejam.

Terra Nova é uma série cheia de clichês, é interessante se você curte o modo Spielberg de filmes, dificilmente teremos uma mega ultra revelação bombástica no final. Se teremos muitas temporadas desse seriado? Vai depender muito da audiência, já que o custo de colocar dinossauros em nível Jurassic Park num seriado deve ser bem alto. Mas vale muito ser assistida.
Lembrando sempre que seu comentário é nosso combustível!

Nenhum comentário: