sábado, 25 de junho de 2011

DARKSIDERS - The Wrath of War


Darksiders - The Wrath of War
Plataforma: PS3
Tempo de jogo: Mais de 36 horas
Jogo não recomendado para pessoas religiosas. Já que ele usa e abusa de interpretações da mitologia bíblica.
Diversão ******** 8
Dificuldade ***** 5
Violência ***** 5
História ******* 7
Gráficos ******** 8
Inovação **** 4
Ação ******** 8

Darksiders tem uma história interessante no seu começo, todo o jogo que vemos o herói tenta impedir o fim do mundo, impedir o Armageddon, a guerra entre o céu e o inferno, o fim dos dias, o Apocalípse, mas esse é diferente, o protagonista, foi o responsável pela destruição do mundo, mas ele é acusado de fazer isso antes da hora certa. Obviamente seus chefes não ficam nada satisfeitos com seus atos, mas ele fez apenas o que lhe foi mandado fazer... ou seja, o jogo é sobre uma pilha errada de um Cavaleiro do Apocalípse que fez uma cagada homérica e ferrou o planeta todo.
Justamente o protagonista é uma das criaturas que segundo algumas mitologias religiosas, destruirá nosso mundo e é com ele que você joga, o Cavaleiro do Apocalípse chamado GUERRA!
O visual dele lembra muito aqueles personagens de World of Warcraft, o que deixa ele bem legal.
WAR, depois de perder muitos dos seus poderes, sendo rebaixado, tendo salário diminuído e ainda levar um xixi da chefia, faz um acordo com um tal Conselho, diz que vai resolver as coisas e descobrir quem sacaneou ele e o fez causar o Apocalípse antes do tempo! E desde o começo ele está P da vida com tudo e todos.
Esse jogo é parecido com GOD OF WAR? Sim, ele usa uma engine bem parecida, alguns movimentos são parecidos, algumas armas e funções delas são parecidas, mas dizer que ele é ruim por causa disso é um erro enorme.
Darksiders se utiliza de personagens muito bons, já que o mundo foi pro buraco a muito tempo, a solução é contar com quem ainda está morando nele. E quem vai morar na Terra depois que tudo foi pra banha? Demônios, criaturas hediondas e os humanos que sobraram, todos eles, são zumbis, aliás as criaturas mais fracas do jogo, se bem que tem uns peixes e uns corvos.
No começo do jogo Samael, um demônio até bem simpático e de grande poder, diz que pode ajudá-lo, mas precisa de mais poderes do que tem atualmente, esses poderes poderão ser restaurados matando alguns inimigos demoníacos de Samael e arrancando o coração deles, grande parte do jogo se passará com WAR, caminhando por regiões infestadas de demônios, almas penadas, criaturas abissais, e outros bichos horrorosos, além de muitas vezes você topar com uns anjos que não vão muito com a sua cara! Mas o jogo tem uma regra bem simples, se mexeu, porrada nele! os anjos não curtem WAR, os demônios não curtem WAR, o cara deveria ficar deprimido por ninguém gostar dele, mas ele parte pra cima de todo mundo e aos poucos vai ganhando mais e mais poder. Demônios dificílimos de se enfrentar no começo se tornam fáceis do meio do jogo para o final, devido aos upgrades na armadura, armas e poderes de WAR.
Nem reclame da violência nesse jogo, já que WAR só mata criaturas malígnas, demônios, zumbis e, ok ele mata corvos, se você adora corvos vai ficar irritado com esse jogo.
Darksiders tem uma ótima história, é um jogo bem legal, tem ótimas fases e vale a pena sim jogar., mesmo que você já tenha jogado muito God of War.

Prós:
Os upgrades nas armas são bem legais, ainda mais na espada de GUERRA, pois conforme os itens que você instala nela, surgem efeitos diferentes na maram, quando você anda com ela, isso é bem legal e é uma maneira bem interessante de você lembrar que poder principal sua espada tem. Se está restaurando sua WRATH, ou magia que produz os feitiços principais, como deixar o corpo flamejante, fazer surgir lâminas do chão ou enviar almas demoníacas para atacar os inimigos, a espada terá brilhos amarelados. Se está equipada com o item que aumenta o número de almas recebidas dos inimigos mortos por ela, estará sangrando.
Guerra é um Cavaleiro do Apocalípse, obviamente em algum momento ele irá cavalgar alguma coisa, tanto que chamam ele toda hora de Horseman, nada mais legal que cavalgar a RUÍNA, um garanhão que sangra e tem patas pegando fogo, cavalinho digno de ser montado por GUERRA e muito útil em todo o jogo.
Alguns puzzles do game são beeeem complicadinhos e você terá que parar um pouco, pensar e analisar a situação para resolver o enigma e continuar a aventura. Mas é diversão garantida e porradarinha de primeira qualidade, além de que o jogo não é focado nos malditos quick time events, embora apareçam alguns bem simples, como estar atacando um inimigo e aparece um botão específico para se apertar e fazer um fatality bem legal nele, bem parecido com God of War.
O design dos personagens é muito legal, tanto dos anjos quanto dos demônios. Nem vou ficar rasgando seda pro Joe Madureira, por que isso todo mundo faz.

Contras:
Alguns inimigos como os zumbis, estão ali para morrer, não parecem trazer nada de novo ao jogo, só são bucha de canhão mesmo.
Novamente a mesma tática de outros jogos, notem que eu dei nota de inovação baixa pra ele, você terá que voltar as fases todas novamente quando tiver alguns poderes especiais que você não adquire no começo, como as paredes de cristal que não podem ser destruídas até você ter a Luva especial para dar socos nelas ou a máscara que permite você literalmente ter a visão além do alcance e ver coisas escondidas no game.
GUERRA não morre, na verdade ele morre, mas imediatamente você volta pouco antes do ocorrido, a engine do jogo é assim, então dificilmente terá que refazer muito de uma fase se cair num abismo ou ser morto por trocentos demônios que o cercarem. O que depois de algumas vezes torna o jogo pouco desafiador, mas quando isso acontece com alguns chefes de fase se torna um saco, pois tem que começar novamente a luta com ele e isso inclui alguns diálogos que você vai querer cortar na terceira vez...
Aliás esse é um ponto mais fraco do jogo, não que seja super importante, mas alguns chefes são infinitamente mais complicados de se vencer do que o chefe final do game que teoricamente seria muito mais poderoso.
A luta final é até bem curta comparada ao primeiro chefe do game por exemplo. As próprias cenas do embate final são bem mais curtas e parece que foram feitas meio que as pressas, tudo acontece em segundos e se você piscar, perde o final que poderia ter umas cenas mais elaboradas e dramáticas, não compromete, mas nem se compara realmente aos finais apoteóticos de God of War e Shadow of the Colossus por exemplo. Além do que o chefe final não exige que você use todo o potencial de luta adquirido no game, agora vem um spoiler leve do jogo.... já que a arma que você utiliza no final é uma espada que será usada apenas para derrotar o chefe final, já que é a única coisa que fere ele, ok, até entendo, mas depois de tanto desenvolver o Punho e a Foice, o Shuriken, seria legal usá-los contra o chefão.
Chupações:
War ganha asas que funcionam igual, mas igualzinho as asas de ïcaro em God of War.
War mata inimigos com combos fatalities, tirados de God of War, Mortal Kombat, etc.
War adquire o poder de controlar portais de teletransporte para outros lugares, tirados quase que praticamente de Portal.
War tem um gancho pra se balançar e se pendurar em coisas, tirado de God of War e Tenchu.
War recarrega seus poderes e energias dos inimigos mortos, de suas almas, tirado de Soul Reaver, God of War, etc...



Uma das coisas interessantes do game é que Mark Hamill que ficou conhecido por fazer Luke Skywalker em Star Wars, faz a voz sinistra do personagem The Watcher, o demônio que além de dar dicas do que fazer no jogo, ainda lembra ao personagem WAR, quem manda nele e qual sua missão. E o trabalho de dublagem de Mark está perfeito.

Darksiders 2 já está sendo produzido, só que desta vez o personagem principal será MORTE, outro dos Cavaleiros do Apocalípse, até por que jogar algo mega interessante com Peste e Fome seria meio caído, mas tomara que eles coloquem esses personagens como extras., no segundo jogo. O visual da Morte está na imagem abaixo, o visual de Fome e Peste fica fácil adivinhar: Fome é uma top model européia e Peste é algo parecido com o Tiririca!








Nenhum comentário: