sexta-feira, 4 de julho de 2008

EFEITO DE SABRE DE LUZ




Mais um Tutorial Photoshop
Como fazer o efeito de sabre de luz em uma foto.

Você tem aquela sua imagem segurando um espeto de
churrasco, espadinha de plástico ou lâmpada fluorescente,
que você sempre quiz transformar num sabre de luz?
Seus problemas acabaram...
Esse tutorial utiliza efeitos disponíveis até no Photoshop 4.0, então não se estresse se você não tiver a versão mais avançada deste software.

1 - Nesta primeira imagem notem que dois fãs da saga Star Wars estão empunhando seus sabres "ligados", mas o terceiro não, então mãos-à-obra. Vamos colocar um sabre verde na mão do rapaz.

2 - Primeiro crie um novo layer, no menu LAYER/ NEW/ LAYER...ou na própria paleta layers, que você pode ativar no menu VIEW/ LAYERS.
Ao criar um novo layer, você possibilita criar imagens e efeitos sem mexer na imagem original, como se tudo o que você fizer agora dentro deste layer( camada ) estivesse flutuando acima da imagem original. Com a ferramenta laço( LASSO ), visível no menu VIEW/ TOOLS, acione o laço poligonal, clicando novamente nela e abrindo suas opções, você também pode acessá-la pelo atalho "L", mas em algumas versões do Photoshop esse atalho muda para "SHIFT+L" ou a posição da Lasso na paleta TOOLS pode estar diferente, mas ela está sempre lá. Agora é preciso um pouco de calma e desenhar uma linha acompanhando o sabre, alguns sabres são feitos mais pontudos que outros, deixo isso a seu critério, se voê quiser deixá-lo mais quadrado até a ferramenta RETANGULAR MARQUEE TOOL poderia ser usada, o importante é você criar uma SELEÇÃO, onde uma linha pontilhada aparecerá em movimento, marcando seu desenho.

3 - Com o comando Fill( EDIT/ FILL/ WHITE ), preencha de branco o interior dessa linha. Vamos renomear esse layer de núcleo, já que esse efeito será a luz interior do sabre. Não se preocupe com a dureza do efeito atual, isso será corrigido adiante.
Se você não conseguir uma seleção precisa, faça uso da ferramenta RETANGULAR MARQUEE TOOL, na paleta TOOLS e faça o mesmo procedimento, ao ter a imagem de um longo retângulo branco, gire-o para a posição com a ferramenta TRANSFORM.

4 - Com a mesma seleção do sabre ou clicando nele para que uma nova selação apareça, crie um novo layer( no menu LAYER/ NEW/ LAYER...ou na própria paleta layers, que você pode ativar no menu VIEW/ LAYERS), com a seleção ativada, vá no menu SELECT( menu específico para tratar seleções como essa.
Em SELECT/ MODIFY/ EXPAND, você terá a opção de aumentar a sua seleção automaticamente baseado no tamanho em pixels, então expanda 4 pixels, você notará que ela aumentou de tamanho, mas basicamente mantendo o aspecto da anterior, esse comando trabalha com pixels, então quanto maior for sua imagem, maior deve ser o número de pixels, então uma imagem de 10cm de largura, com 200 DPIS de resolução necessita de muito menos expand para uma seleção do que uma imagem idêntica de 30cm de largura, com 300DPIS de resolução.

5 - Agora use o mesmo comando que você utilizou para fazer a parte do núcleo, com o comando FILL, pinte de VERDE( RGB green = R - 0 G - 255 B - 0 ) essa cor por ser adquirada de várias formas:
Na paleta TOOLS no quadro abaixo dela, SET FOREGROUD COLOR e utilizando o comando FILL com Foreground Color selecionada;
Clicando duas vezes no quadro e abrindo a paleta COLOR PICKER, e constuindo a cor numericamente;
Indo na paleta COLORS e criando numericamente a Foreground color;
Indo na paleta Swatches( este sim o jeito que considero mais fácil de se usar , onde você já tem ela pronta, sendo o terceiro quadrinho dessa paleta, pois as cores básicas estão em primeiro lugar. Depois de pintar use o comando SELECT/ RESELECT, para desativar a seleção.

6 - Renomeie esse layer de COR DO SABRE. Agora clicando na paleta layers, exatamente em cima do layer arraste-o para baixo do layer núcleo, você notará que eles trocam de posições e seu sabre já até tem o aspecto de uma verdadeira arma jedi, mas vamos melhorar ainda mais isso. A paleta layer permite que você controle livremente a ordem dos layers e é possível termos dezenas deles, embora isso obviamente causa uma confusão em quem não tem muita experiência de Photoshop. Nas versões mais novas os layers tem multiplas funções e opções de efeitos e localização, mas por enquanto vamos nos ater ao básico, futuramente outros tutoriais tratarão de efeitos mais complexos.

7 - Agora clique no layer COR DO SABRE, ele ficará mais escuro, significa que é ele que está selecionado.Vá no menu principal e abra o sub-menu FILTERS/ BLUR/ GAUSSIAN BLUR, esse efeito deixa a imagem desfocada, como nossa cor do sabre não possue nenhuma textura ou desenho, apenas as bordas serão afetadas, vá arrastando o slide e veja o que o efeito faz com a cor verde. Aqui poderemos usar uma intensidade do efeito de apenas 4 pixels, lembrem-se que esse efeito também depende do tamanho e resolução da foto para ter o mesmo efeito, em fotos maiores, maiores terão que ser os valores para que consigamos os mesmos resultados de uma foto pequena.

8 - Note que o efeito ficou bem esfumaçado, agora clique na paleta layers e selecione o layer Núcleo, faça o mesmo efeito, porém utilize menos intensidade no efeito, pois o núcleo deve ser mais denso que a borda. Utilize 2 ou 3 de Gaussian Blur no layer Núcleo.

9 - O efeito deve ter ficado bom, mas não vamos parar agora, vamos deixar mais realístico ainda.

10 - Na paleta layers o no menu LAYER existe a opção DUPLICATE LAYER, duplique os dos layers, Núcleo e Cor do sabre.
Agora note que a paleta layer tem dois comandos em cima, algumas versões de Photoshop tem mais opções, mas essas duas que trataremos aqui todas versões tem:
SET THE BLENDING MODE - Cuida do tipo de efeito que as cores da imagem desse layer terão sobre cores dos demais, você fundir, inverter, granular, separar cores e sempre poderá voltar a forma original, já que esse efeito não afeta o layer a menos que você o funda com outros layers.
OPACITY - Cuida da opacidade ou transparência do layer.
Agora deixe os layers da foto em questão na seguinte sequência:
Núcleo Copy, layer no topo, opacidade 50%, blending normal, não mexa nele.
Núcleo, segundo layer de cima para baixo, opacidade 100%, normal, isso dará um aspecto mais volumoso ao efeito.
Cor do Sabre2, terceiro layer de cima para baixo, opacidade 100%, mas no modo de layers mude para SCREEN, você notará a mudança nas cores imediatamente.
Cor do Sabre, quarto layer de cima para baixo, opacidade 50% e modo normal, note que isso realçou as cores do sabre, deixando-o mesclado com a imagem.

11 - Ficou bom não é mesmo, mas espere, note que o efeito está por cima do sabre e sabemos que o correto deveria ser que a lâmina saisse de dentro do sabre, então clique no layer background, a imagem original.

12 - Com a ferramenta lasso, selecione um pequeno pedaço da ponta do sabre, cuidando para ser o pedaço do bocal do sabre, após isso clique no menu principal, LAYER/ NEW/ LAYER VIA COPY, ou utilize o atalho CONTROL+J( no MAC esse comando é COMMAND+J ou MAÇA+J , como queiram). Isso vai criar um layer de sua imagem selecionada, agora clique nele e mova-o para o topo de todos os layers. Note que ele encobre um pouco o efeito, fazendo parecer que realmente a luz sai de dentro do cabo.

13 - Agora clique na paleta LAYERS ou no menu LAYER e use o comando FLATEN IMAGE, todos os layers se fundem no background e está pronta sua imagem com sabre de luz perfeitinho. Outros efeitos como a radiosidade da lâmina, impacto de duas lâminas necessitam de bastante criatividade, mais adiante faremos algo nesse sentido com mais tutoriais.
Detalhe: Os mocinhos usam sabres azuis e verdes e os caras maus usam o sabre vermelho.

Que a Força esteja com você!

Um comentário:

Ranger Branco disse...

Legal, só acho que pra mim, ficou muito grande... Às vezes é porque eu já tenho conhecimento em certas partes do Photoshop e acho desperdício de tempo ficar lendo algumas partes... Tipo, enrola de mais certas coisas... Mas nos mais (resumindo o tuto) está ótimo! Ótimo tutorial, parabéns ^^