terça-feira, 29 de julho de 2008

O LADO NEGRO DO PHOTOSHOP - Parte 1


Desde que o mundo é mundo, os poderosos desse planeta usam da mentira para dominar ou assustar seus inimigos, isso as vezes funciona, as vezes não.

Desde que o mundo é mundo, o homem tem criado ferramentas para ajudá-lo nas mais diversas tarefas, uma dela foi a fotografia, que gerou posteriormente o cinema, sempre tivemos a curiosidade de captar o momento, registrá-lo e perpetuá-lo e com certeza a fotografia conseguiu isso.

Mas não bastava fotografar, pois algumas imagens poderiam ser melhoradas, quando a captura daquele momento fotográfico não ficou como a gente queria. Então surgiram os programas de edição de imagem, não vou falar sobre os recursos que existiam antes da era digital, isso será assunto pra outro dia.

Muita gente diz que a viagem a Lua nunca aconteceu, que não passou de uma farsa fotografica e cinematograficamente montada, eu não acredito nisso, pra mim o homem foi a Lua sim, não por que os americanos queriam e tal, mas por que a Lua não é tão longe assim e nem é tão complicado ir até ela, como é ir a Marte por exemplo. Mas existem imagens que realmente são descaradamente usadas por governos para esconder verdades e segredos, alterar situações e colaborar com testemunhos falsos, ludibriar ou sacanear as pessoas e colocar medo no coração dos seus inimigos, isso não é novo, o livro A ARTE DA GUERRA fala muito disso e ensina que o melhor meio de lutar contra alguém é fazer com que ele perca a confiança na luta antes mesmo dela começar.

Pois bem uma das ferramentas mais usadas no mundo, o software Adobe Photoshop, pode fazer milagres em certas imagens, mas pode ser usado para o mal de diversas formas, imagina sua mulher receber uma imagem sua numa festa que você nunca esteve.
Imagine você ver a foto de sua namorada fazendo sexo com três homens na internet, mesmo você sabendo que ela nunca faria isso nem em seus sonhos mais insanos. Mas isso acontece, um exemplo recente foi a edição da imagem dos testes de lançamento de mísseis no Irã, para mostrar sua força e poder militar, algum funcionário do governo deles alterou uma imagem, para mostrar que vários mísseis estavam sendo lançados ao mesmo tempo, na melhor citação de "O MEU É MAIOR QUE O SEU!"
Aliás, cada dia me convenço mais que as grandes nações do mundo são governadas por crianças birrentas, que querem se impôr apenas para mostrarem que podem fazer mais do que o outro, sempre mostrando seus brinquedinhos caros para os amiguinhos mais pobres.
O pior é que eles nem tinham necessidade disso, poderiam ter dito que o outro míssil seria lançado depois, nem pra dar uma de malandro os caras tem competência!
Quando eu vi essa matéria, nem liguem muito, mas daí me chegou a foto do lançamento que foi comunicado como fraude. Ora, talvez para quem tem um QI de ameba e uma miopia em grau agudo, pode até passar despercebido, mas para pessoas que lidam com imagem, essa montagem deles ficou tosca pra caramba, nem se deram ao trabalho de modificar a fumaça da base da explosão, coisa de amador. Já tinham um céu azul pra ajudar na montagem, dia claro e sem nuvens, a mesma iluminação, poxa dava pra fazer uns 10 mísseis sendo lançados, tranquilamente sem levar mais que duas horas de edição, o pior é que o cara que fez isso, num país como o Irã que basicamente funciona como uma ditadura, deve ter sido no mínimo preso ou morto por fazer seus chefes e também governantes passarem por esse ridículo, mas o governo Iraniano preferiu pagar esse mico,mentindo para todos, alterando a verdade e se lichando para o seu povo.
Então vocês vêem o nível de pessoas que lidam com Photoshop pelo mundo, nem o governo do Irã tem um manipulador de Photoshop que preste. Mas eles ainda tem seus mísseis, apontados para qualquer um que disser que o Irã é um país com "cara de meleca" por que é assim que as crianças brigam.
E quem paga a conta dessa guerra é o povo que mora lá e o pessoal dos países vizinhos que nem devem saber por que raios essas desavenças começaram.

Texto:
Adriano Beidacki

Imagens extraídas do site:
http://201.7.176.88/mundo/mat/2008/07/10/foto_de_teste_de_misseis_do_ira_foi_alterada_digitalmente_diz_jornal-547188707.asp

Nenhum comentário: