quinta-feira, 30 de outubro de 2008

TOMB RAIDER - THE ANGEL OF DARKNESS

OK, mais um jogo detonado, no intervalo de Final Fantasy X, que estou jogando!!!

Plataforma: Playstation 2
Tempo para virar o jogo: O jogo não informa, mas deu mais ou menos umas 15 horas.
Sem dúvida nenhuma, o pior Tomb Raider já feito, Lara até que está bem modelada, mas existem outros jogos de PS2 da mesma época com gráficos bem melhores.
Esse jogo vou comentar item a item as notas que dei.
A diversão nesse jogo não é garantida, o jogo não parece ter ritmo, tem loadings em vários lugares e muitas vezes em momentos inconvenientes, ao invés de ter inimigos bem feitos na verdade o seu maior inimigo é a jogabilidade dessa bagaça, diferente dos anteriores, TB AoD parece ter deixado Lara meio retardada, os pulos de Lara antes eram compassados, as sequências de pulos foram cortadas, só é possível pular em sequência para frente. Lara sempre pulava a mesma distância e mesmo a mais mortífera armadilha tinha alguma maneira para se sacar o perigo e evitá-la, mas em Tomb Raider Angel of Darkness parece que foi feito para ser jogado na base da tentativa e erro. Algumas partes do cenário são mal programadas, fazendo Lara escorregar e cair em momentos inesperados.
O jogo é bem fácil, aliás ele está mais pra chato, do que fácil. Quando você pensa que o chefe final vai ser super complicado, poderoso, você pode combatê-o ficando deitado no chão, coisa que Lara nunca fez, pelo menos criativo nisso os produtores do jogo foram. A história é bem fraquinha, Lara tenta desvendar um mistério, que parece ser solucionado na segunda fase. Restando a ela ficar passeando sem muito sentido no game. Em termos de gráficos, acho que o maior erro é justamente o que é apresentado no jogo, parece que terminaram o game as pressas, as últimas fases não tem o detalhamento do início do game.

Existem várias inovações nesse jogo, nenhuma boa:
Lara aparece na capa com as suas famosas pistolas duplas, mas ela nunca as usa no game. Lara agora tem que mover objetos ou realizar ações que exijam força para que ela "se sinta mais forte" e possa realizar ações que antes pareciam impossíveis! Você é apresentado a um novo personagem chamado Kurtis, ele aparece como um super agente ou algo assim, como poderes quase de um Jedi, mas quando você jogar com ele em algumas poucas fases, vai perceber que ele é muitas vezes mais inútil que Lara, a movimentação dele é triste, inclusive na fase em que ele enfrenta uma criatura parecida com um inseto( BOAZ RETURNS ) e cai, ele se levanta girando o quadril estranhamente, como se a cintura girasse 360graus e ainda tem a lerdeza dele nos pulos. A ação do jogo é prejudicada pra caramba nesse Tomb Raider, as próprias cutscenes que ajudam a contar a história parece que foram mal editadas.

Destaques para as coisas estranhas do jogo:
Lara veste uma roupa de mergulho, depois de passar metade da fase nadando!
Lara tem um número limitado de armas, que são meio que abandonadas no meio do jogo e Lara acaba literalmente apelando a metralhadora.
Lara vence alguns chefes simplesmente ficando deitada no chão? Eu sei que já disse isso, mas vencer o vilão mega poderoso se deitando??
Embora Von Croy apareça no game, nada é dito sobre o que realmente aconteceu no Egito, onde se passou o game cronologicamente anterior, Tomb Raider The Last Revelation e onde Lara teria morrido!!!

Nota1 - Pelo menos Lara nesse jogo pode nocautear alguns inimigos chegando sorrateiramente por trás dele, mas Lara realmente é uma péssima ninja. E quando ela dá chutes, ao atacar algum inimigo muito próximo, Lara pode errar chutes se você não posicionar ela muito certo na frente do adversário! A inteligência artificial dos inimigos também é patética.

Nota2 - O jogo é cheio de bugs, o som da metralhadora some em algumas fases.
Kurtis as vezes não muda a mira, mesmo se clicando no botão de rolar para ele mudar a mira. Isso é terrível, principalmente ao enfrentar Boaz. Lara mesmo estando em modo de caminhar que a impede de cair em abismos, cai algumas vezes em abismos?! Não existem referências de várias armadilhas, ou seja, para passar é preciso ir na tentativa e erro e não com estratégia como nos outros jogos.

Nota3 - No final do jogo, Lara vai embora sem uma cena em computação gráfica ou final apoteótico, basta matar o carinha lá e pronto. Depois ela volta, acha a shuriken de Kurtis, mas não acha ele, que devia ter morrido com o ferrão gigante que atravessou suas costas.

Nota4 - Esse jogo tentou fazer uma Lara Croft mais realista, mas com certeza não conseguiu, pois nenhum humano normal faz o que Lara faz nesse jogo, talvez um humano com sérios problemas mentais aja como ela.

Nota5 - Enfim, merece as notas baixas que teve, merece as críticas que recebeu quando foi lançado, mas só merece ser jogado por quem é fã mesmo, se puder evitar esse game, evite. Jogue Tomb Raider Legend que é muuuuito melhor!

Nenhum comentário: