quinta-feira, 16 de outubro de 2008

MOVIE MOBZ - O Futuro do Cinema?

Existem idéias que podem modificar o mundo todo, quando criaram o motor à explosão, obrigatoriamente aposentaram a carroça, ela tentou resistir, mas sucumbiu aos motores. Hoje em dia existem carroças, mas não são a maioria do tráfego nas cidades, os veículos com motores predominam, mesmo que atualmente estejam mudando alguns motores de gasolina pra energia elétrica, ainda existem motores. Quando criaram a internet, os donos de distribuidoras de filmes e músicas tomaram um choque tremendo, pessoas começaram a baixar coisas pela internet e isso começou a incluir filmes, músicas e tudo o que você possa imaginar. Isso obviamente afetou o cinema, não que tenha diminuido sustancialmente o público, o que mudou foi que muita gente, ao ver o filme logo no lançamento em qualidade tosca, avisava para os amigos que o filme era bom ou ruim e óbvio influenciava na decisão dos amigos de ver ou não, quantos filmes você foi ver mesmo sabendo por amigos que o filme era péssimo? Então o cinema vivia um dilema, tinha uma pá de custos e muitos dos filmes que passavam, acabavam saindo sem muita divulgação da distribuidora, ou sem muito dinheiro pra o marketing, resultado: público fraco e prejuízo para o cinema. Como telas de tv cada vez melhores, o cinema se obriga a investir uma grana pesada em equipamentos super bons de som, mas isso custa caro e o retorno de muitos filme é bem pequeno, um Matrix, Homem de Ferro, Onze Homens e um Segredo podem até render uma boa grana, por serem considerados BLOCK BUSTERS, mas e os outros tantos filmes que passam no ano. Tudo se encaminhava para uma derrota completa do sistema de cinemas, ainda mais com a pirataria de filmes na internet.
( veja a matéria sobre pirataria nesse link: http://adrianofirefox.blogspot.com/2008/07/os-corsrios-de-nossas-esquinas.html ).

Então eis que surge uma luz no fim do túnel, pelo menos eu vejo assim, embora eu não seja dono de cinema, sei que os caras gastam uma grana para manter uma sessão de um filme, a luz, o projetor, a limpeza da sala, se nessa sessão houver um número reduzido de pessoas pra assistir o filme, o filme deu prejuízo ao ser exibido, se houver UMA pessoa, ela tem todo o direito de assistir o filme, como se a sala estivesse cheia. Mas imagine que uma sessão jamais estivesse vazia? E como fazer isso, como convencer umas 200 pessoas de irem ao cinema num certo horário verem um filme, fácil, agende com elas! Mas o público é diversificado, pessoas diferentes com horários diferentes? Surge Movie Mobz, que basicamente é um site ligado com algumas distribuidoras de filmes independentes e mais do circuito alternativo, isso por enquanto, no site você se cadastra, procura os cinemas de sua região e procurar no site os filmes do catálogo deles, atualmente( outubro de 2008 ) existe uma quantidade limitada de filmes, alguns bons, outros mais ou menos, mas o lance não é só a quantidade, mas a diversificação dos filmes. Eu vou dar agora o MEU exemplo: Eu souvbe do site por alguns amigos, achei a idéia legal, mesmo não tendo muita informação, me cadastrei e logo fiquei sabendo por mail, que na semana seguinte iria passar o filme O DIÁRIO DOS MORTOS, um filme de zumbi do grande diretor Romero, talvez você não curta esse filme, mas eu não tinha visto e queria ver esse filme que até onde eu sei não passou no grande circuito, então fui ver o filme, um preço justo, num cinema muito bom, o Arteplex Unibanco( sim, isso é uma propaganda gratuita ) do Bourbon Country, melhor, fui com vários amigos, melhora ainda, vi o filme que eu queria ver, que me interessava, a sala estava relativamente cheia, não totalmente, mas com certeza aquela sessão de uma quinta-feira, não deu prejuízo, então eu como cliente do cinema sai satisfeito e feliz, o dono do cinema deve ter ficado satisfeito com o público.

Com essa simples idéia de criar um site, para reunir pessoas em comunidade relacionadas a um filme, a exemplo do que faz o Orkut, mas não com o objetivo de ficar trovando, mas sim de mostrar para as distribuidoras que o filme A ou B tem um público certo se for passar naquele dia específico, naquela sessão onde as pessoas estão aguardando aquele filme, por incrível que pareça, TODOS SAEM GANHANDO, o público cinéfilo, o dono do cinema, os funcionários que limpam, a moça que vendeu pipoca.
Quem disse que boas idéias não surgem toda hora.
Agora visualizem o futuro, quem aí viu 2001 uma Odisséia no Espaço no cinema? Seria bem legal vê-lo hoje, não é mesmo?
OK, você tem uma mega boga tv de plasma ou LCD de trocentas polegadas com som mega surround sound, ok, mas eu duvido que o seu Home Theather supere um Cinemark ou um Arteplex em qualidade.
Então basicamente inverte-se os valores, ao invés de eu alugar um filme em DVD pra ver na minha casa, eu vou ao cinema ver um filme que em teoria eu já aluguei, quando me inscrevi na lista dele no MOVIE MOBZ, com um detalhe, eu só vou pagar algo para o cinema, quando comprar o ingresso, então, nada além do que eu já faço no circuito de cinema normal me foi exigido, só um rápido cadastro no site e pronto. Se você gosta de cinema, entre no Movie Mobz. Eu entrei por que muitos filmes que eu gostaria de ver, sequer passaram no circuito brasileiro e talvez nunca passem. Essa é uma daquelas idéias que parecem simples, mas que podem vir a mudar o nosso conceito de ver filmes num futuro próximo, ao invés de você correr atrás do cinema, eles vão correr atrás de você e por incrível que pareça, todos saem ganhando com isso, bom filme.
Aviso: Nenhuma grana me foi paga para falar do Movie Mobz!

LINK PARA O MOVIE MOBZ:
http://www.moviemobz.com/

Nenhum comentário: