sábado, 27 de setembro de 2008

FIREFOX - A ORIGEM DA RAPOSA DE FOGO!!!!


EM 1987 quando comecei a trabalhar, surgiam os primeiros video games chamados de Arcades, apelidados por aqui pelo singelo nome de Flipperama, detalhe: Eu nunca faltei ao trabalho ou me desviei dele para ir num Flipperama, embora tenha conhecido pessoas e até colegas que faziam isso, mas o motivo de eu nunca fazer isso não era por ser um exemplo de trabalhador, é que eu era bom nos games e ficava muito tempo jogando com apenas uma ficha, se fizesse isso no meio do serviço teria sido demitido por vagabundagem muito rapidamente, então sempre jogava depois do expediente, assim não tinha estresse nenhum, mas voltando aos games, nas primeiras máquinas os produtores tiveram a fantástica idéia de colocar os melhores recordes, isso acirrava a competição entre os jogadores, todos queriam chegar no máximo de pontos ou pelo menos estar entre os melhores, mas por restrições de hardware, o máximo que o pessoal poderia fazer era gravar o nome formado por três caractéres.

Então os jogadores tinham que ser criativos, pois colocar as iniciais do nome não era muitas vezes tão legal, começaram a surgir AMX, TOM, XYZ, CAT, DOG, MAD, ROK, TOR, FUK, JFK, então, eu tinha que colocar um nome maneiro quando fazia os recordes e as letras ABC, iniciais do meu nome por assim dizer, não era tão maneiro assim, então a escolha das três letras foi simples: Qual as coisas que eu achava mais legais na época, peguei o cinema como referência, haviam dos filmes legais, Star Wars e Aliens, o que eles tinham em comum? FOX, o logo da Fox que aparecia antes dos filmes começarem. Além do mais, FOX, significa raposa, um animal esperto, que sai de armadilhas, costuma usar suas habilidades para compensar as que lhe faltam.

Só que algum tempo depois, surgiram novas máquinas de fliperama, algumas tão avançadas que já permitiam que se marcasse os recordes com SETE caractéres, então o que fazer, meu nome tinha SETE letras, mas começar a escrever ele, iria descaracterizar o apelido que eu já tinha com a galera, resultado: Me voltei novamente para o cinema, havia na época um filme bem legal, sobre um piloto americano que rouba um avançado caça russo, o avião tinha um sistema de armas controlado pela mente do piloto, mas o piloto tinha que pensar em russo, já que o sistema lia a mente do piloto que obviamente seria russo. O nome do filme estrelado por Clint Eastwood: FIREFOX, a raposa de fogo, não deu outra, essa ficou sendo a assinatura, desde aquela época.
O filme é de 1982 e óbvio eu não vi no cinema, fui ver anos depois na tv. Anos depois surgiria um novo navegador para concorrer com o Internet Explorer, o Mozilla Firefox, que superou o IE em muitas coisas, mas principalmente na sua capacidade de bloquear praticamente todas as janelas indesejáveis de alguns sites. Então se algum dia o Mozilla quiser me processar por usar o mesmo nome do navegador deles, saberão que o meu veio primeiro, mas o Firefox do filme e o Fox da produtora de filmes veio antes...fazer o que, né?!

Link para dados do filme FIREFOX
http://pt.wikipedia.org/wiki/Firefox_(filme)

Breve história do Mozilla Firefox:

O nome Mozilla vinha sendo utilizado internamente pelo navegador Netscape Navigator desde seu início. O Netscape Navigator foi o sucessor do navegador Mosaic; Mozilla é uma contração de "Mosaic killer". Este nome não era utilizado externamente, mas referências a ele poderiam ser encontradas nas figuras do Godzilla associadas com o Netscape Navigator.

Em Março de 1998, a Netscape lançou a maior parte do código base de sua popular suite Netscape Communicator (incluindo o navegador Netscape Navigator) sob uma licença de software livre. O nome do aplicativo desenvolvido a partir deste código seria Mozilla, e coordenado pela recém criada Mozilla Organization, no site mozilla.org.

Apesar do código original do Communicator ter sido abandonado logo em seguida, a Mozilla Organization foi bem sucedida na produção de uma suite completa para Internet que superou o Communicator tanto em estabilidade como em recursos.

Sob o patrocínio da AOL, a Mozilla.org continuou empenhada no desenvolvimento do navegador e na manutenção do seu código fonte até Julho de 2003, quando essas atribuições foram repassadas para a Fundação Mozilla (Mozilla Foundation). A Fundação é uma organização sem fins lucrativos composta principalmente por desenvolvedores do aplicativo e pelo comando do sítio mozilla.org. Sob sua custódia estão todos os direitos de propriedade intelectual do Mozilla. Recebeu doações iniciais da AOL, da IBM, da Sun Microsystems, da Red Hat e de Mitch Kapor; entretanto sua ligação com a AOL foi rompida, seguida de um anúncio informando o fim do navegador Netscape Navigator e o acordo da AOL para utilização do navegador Internet Explorer da Microsoft em suas futuras versões de software. (A AOL havia anunciado que iria utilizar o sistema de layout Gecko do Mozilla.)

Como muitos outros grandes projetos de software, o próprio Mozilla tornou-se uma plataforma para outros programas e bibliotecas escritos em seu ambiente de programação específico. As extensões variam extensamente na complexidade, dos simples bookmarklets baseados em JavaScript; extensões de recursos do Mozilla (tais como o suporte a gestos do mouse e menu de torta); até programas desenvolvidos de forma autônoma. Uma lista parcial de programas e extensões para a plataforma Mozilla pode ser encontrada no site Mozdev.org.

O lançamento do Netscape Communicator open source, que veio na altura do crescimento econômico tardio dos anos 90, foi elogiado pela comunidade com uma mistura de aclamação e ceticismo. Em alguns círculos, a liberação dos fontes por parte da Netscape foi vista como uma vitória para o movimento do software livre e uma oportunidade para a Netscape explorar o poder do desenvolvimento open source. Esta visão era particularmente popular entre usuários Linux e de outros programas livres. Outros observadores – incluindo muitos da comunidade de negociantes não-open-source – interpretaram o movimento como uma rendição da Netspace frente à ascenção crescente do legalmente-criticado navegador Internet Explorer da Microsoft. Lembram-se que muitas vezes o Internet Explorer foi acusado de monopolizar a navegação na internet, mas isso tudo iria mudar com um outro navegador...

Link para informações mais técnicas sobre o Mozilla Firefox!!!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mozilla_Firefox

Você sabia que Firefox do Mozilla não se refere diretamente a raposa, mas a um animal chamado Panda Vermelho, que é bem parecido com uma raposa.
Links para saber mais sobre o Panda Vermelho:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Panda_vermelho

Você sabia que o Firefox, é o programa mais baixado em menor tempo da internet até o momento?
A Spread Firefox, comunidade responsável pela publicidade do programa, planejava estabelecer um novo recorde mundial do maior número de downloads de um software em 24 horas, com o lançamento da versão 3.0. O lançamento foi no dia 17 de Junho de 2008, às 18h16min UTC. Ao final do período estabelecido, às 18h16min UTC de 18 de Junho, 8.249.092 downloads foram registrados. Em 20 de Junho, às 13h37min UTC, haviam sido feitos 13.911.437 downloads. Os resultados foram encaminhados aos avaliadores do Livro Guinness dos Recordes para análise dos dados.
Em 21 de junho de 2008, já haviam sido registrados mais de 15 milhões de downloads!!!!
Link da Spread Firefox:
http://www.spreadfirefox.com/pt-BR/worldrecord

Nenhum comentário: