sexta-feira, 19 de setembro de 2008

TENCHU WRATH OF HEAVEN


Plataforma: Playstation 2
Tempo para virar o jogo: Muitas horas, pelo menos umas 20 horas para virar com os três personagens.
Todo esse texto tem spoilers do jogo, se você não gosta, azar o seu.
Tenchu - Wrath of Heaven é a verdadeira continuação do jogo Tenchu 1, você joga com Ayame, Rikimaru( apesar do que aconteceu com ele no primeiro Tenchu )e com o ninja de aluguel por assim dizer, Tesshu, que é mais limitado na parte de ataques e tem menos missões que os outros personagens.
Tenchu WoH, é como os outros, um jogo de espionagem, onde lutar não é o principal objetivo, mas sim atravessar as fases sem ser visto e matar os inimigos silenciosamente, o que não é fácil em TWoH, por que os cenários foram contruidos para dificultar sua vida ao máximo.

Comparar ele com Fatal Shadows é inevitável, em WoH não existe a opção de arrastar corpos dos inimigos abatidos, o que complica a parte de não se fazer notar, mas só as vezes. Não tem editor de fases como Tenchu 2, que veio ANTES, mas tem um interessante modo multiplayer com fases cooperativas e o modo versus que é bem legal, mesmo não tendo muitos personagens e muitos cenários, dá pra se divertir bastante, principalmente no modo cooperativo, pois algumas missões exigem que os dois se ajudem para se chegar ao final vivos.
Tenchu Wrath of Heaven é melhor que Tenchu Fatal Shadows?
Não( opinião pessoal minha ), mas é o melhor Tenchu depois dele.
Na história um poderoso inimigo( Tenrai ) quer se apossar das três jóias de poder espalhadas pelo Japão. O ideal é jogar primeiro com Rikimaru, depois com Ayame e finalmente com Tenchu, para entender a história, mas no meio do jogo, em algumas fases tem que se fazer uma escolha entre duas ações e essas escolhas afetam o final do jogo.
Existem dois finais para Ayame, dois para Rikimaru e um para Tesshu, mas existe um final estranho para cada um, após completar o jogo, se abre a opção de audio B-SIDE, onde histórias hilárias e esquisitas nos diálogos de algumas cenas dos personagens são contadas.
Wrath of Heaven é também o Tenchu mais sinistro de todos, o clima em fases como o cemitério ou o covil de Tenrai são apavorantes. A trilha sonora ajuda bastante nisso. Ficou tão boa que o mesmo pessoal que trabalha na trilha de TWoH e TFS.

Nota1 - Em WoH se luta contra criaturas zumbis, o que em Fatal Shadows não acontece.
Para enfrentar essas criaturas Ayame e Rikimaru tem armas especiais que matam criaturas amaldiçoadas, mas diminuem lentamente a energia do personagem.

Nota2 - Em WoH estão algumas técnicas que ficaram boas e foram repetidas em Fatal Shadows, exemplo:
O Spider Nest - técnica de ficar pendurado no teto por um certo tempo, para atacar inimigos de cima.
O efeito Raio-X usado nas mortes causadas por Tesshu, que virou padrão nas técnicas de Rin em Fatal Shadows.
Colméias - técnica de jogar shuriken ou coisa parecida em um colméia próxima ao inimigo, as abelhas atacam e podem matá-lo por você. A diferença é que em Fatal Shadows, o personagem carrega a colméia como item e no Wrath ela é fixa, como qualquer colméia.

Nota3 - Algumas coisas legais de WoH não ficaram em Fatal Shadows, exemplo:
O item Fire Binding - uma espécie de feitiço que prende os inimigos dentro de um círculo de energia, mas isso até se justifica, já que Tenchu Fatal Shadows tenta ser mais realista.

Nota4 - Rikimaru teria morrido no primeiro jogo, mas volta nesse surpreendentemente, aliás você joga com um "cover" do Rikimaru por algumas fases até o verdadeiro aparecer de forma bizarra.

Nota5 - Tatsumaru que aparece em Tenchu 2, aparece no jogo, mas não é possível jogar com ele, a não ser no modo multiplayer.

Nota6 - Esse é o jogo que mais mostra a relação entre os personagens principais da série, Rikimaru sempre tenta ajudar Ayame, mas ela nunca aceita ou faz pouco caso dele, mas dá uma importância e atenção enorme à Tatsumaru, mesmo quando tem que lutar contra ele.

Nota7 - Para ter todos os bonus do jogo, termine Tenchu WoH no nível difícil, fazendo todos os layouts chegando em nível máximo pelo menos no primeiro layout. Existem duas fases secretas que serão abertas e aparecerão no menu principal do jogo.

Nota8 - Para usar bem as dokuto blades, as lâminas envenenadas de Ayame, leve um antidoto, assim que pegá-las tome o antidoto, Ayame não perde energia, mas não faça isso durante uma luta, pois se um inimigo acertar Ayame, ela pode deixar cair o antidoto e começar a tomar dano do envenenamento.

Nota9 - Se você quer algo desafiador no game, experimente as fases multiplayer que possuem missões ótimas.
Numa delas você tem que levar Lord Gohda, que está ferido para casa, saindo do campo de batalha. Detalhe: Lord Gohda não pode sofrer nenhum arranhão.
Então as opções são:
Nota9.1 - Jogando com DOIS JOGADORES, um fica trancando Gohda para que não caminhe e outro fica matando todos da fase. É bem mais fácil, inclusive isso pode ser feito com UM JOGADOR, ao começar pegue Rikimaru e pressione Gohda contra a parede e Rikimaru, ficando quase encostado dela com o ninja. Ele vai trancar Gohda, agora pegue Ayame e mate todos da fase, quando não houver mais ninguém, deixe Gohda andar livremente, detalhe, ele passa por um caminho onde tem uma sequência de minas no chão, você tem que explodi-las ANTES dele passar por ali.

Nota9.2 - Jogando com DOIS JOGADORES, a última fase do multi-player é contra DOIS CHEFES DO JOGO ao mesmo tempo, como por exemplo os irmãos Jinnai, dois Onikages e dois Tenrai!!! Quando você mata os dois primeiros, mais dois aparecem, com coordenação entre Rikimaru e Ayame, fica até fácil, basta um ficar defendendo e outro chegar por trás enquando o cara ataca, para isso, deixe o ninja e a kunoichi lado a lado, quando o chefe começar o ataque pule por cima deles e fique atrás do chefe, atacando sem piedade, mas apenas uma sequência por vez, caso o outro chefe esteja vivo ainda, se ele estiver morto, o revezamento de sequências curtas de dois ou três golpes, pode acabar com ele rapidamente, mas cuidado extremo com os dois Tenrai que tem um ataque que envenena o personagem, se isso acontecer pule sem parar para longe deles.

Nota10 - Técnicas de matar sem ser visto:
Se um inimigo tem uma longa trajetória e acaba de se virar na sua direção, para fazê-lo voltar ao início do seu patrulhamento, chegue agachado o suficiente para o KI METER ficar amarelo e se esconda, recuando, então avance novamente e ataque assim que ele se virar.

Nota10.1 - Jogue um poison rice( bolinho de arroz envenenado ) em esquinas e quando o
inimigo as ver, cole na parede, quando ele passar ataque sem piedade.

Nota10.2 - Em vários lugares a inteligência artificial do jogo falha, inimigos que seguem você raramente saltam abismos e frequentemente sofrem quedas mortais seguindo seu personagem.

Nota10.3 - Para não ser visto em campo aberto, fique agachado e não deixe o KI METER passar de 30, ninguém enxerga você, mas cuidado arqueiros enxergam mais longe do que outros inimigos.

Nota10.4 - Ao usar a revista( item exclusivo de Tesshu ) para distrair inimigos cuidado, ela voa muito mais longe do que o bolinho de arroz, tenha certeza de que ela baterá numa parede e cairá no chão antes de arremessá-la.

Nota10.5 - Ao matar um inimigo, seu corpo fica no chão, se outro inimigo ver, vai correr até o companheiro morto para verificar o que aconteceu, se antes dele chegar você interceptá-lo, pelo lado, numa esquina ou cair sobre ele, o nível de atenção dele ainda não estará vermelho e você poderá fazer STEALTH KILL, pegando o cara de surpresa, utilizando o corpo do companheiro dele como chamariz.

Nota10.6 - Utilize a bomba para que o barulho atraia inimigos, quando eles verem que não é nada, vão voltar para seus postos, ótima hora para investir contra eles.

Nota10.7 - Em algumas fases como o AMAGAI CASTEL nas primeiras vezes que se joga é
aconselhável que se leve o item de marcar o caminho, pois você realmente pode se perder facilmente naquele labirinto de portas.

Nota10.8 - Quando abelhas matam inocentes, isso não é computado como "culpa sua" e o KANJI METER não diminui, embora depois que você consegue todas as habilidades o KANJI METER se torna uma coisa meio que inútil.

Nota10.9 - O golpe que faz com que Ayame e Rikimaru usem a parede para impulsionar um ataque contra os inimigos é muito útil, inclusive contra os chefes.

Nota10.10 - Na fase do cemitério de Rikimaru, não existe um chefe específico, você tem que derrotar vários zumbis cuspidores de fogo e samurais mortos, não deixe eles se agruparem, vá batendo em alguns com a Muramasa( espada de matar o que já está morto?? ) e pule bastante para longe deles, ao matar a primeira leva, mais criaturas surgirão, o mais perigoso é o fogo dos zumbis que segue você e não tem como esquivar e o longo golpe de espadas dos samurais, geralmente dado depois de uma sequência, ele pode ser defendido, mas se você estiver atacando o samurai, quando ele está preparando esse golpe, ele não vai ser afetado fisicamente e você tomará o golpe, mesmo que esteja enchendo ele de porrada.
Muito cuidado com os arqueiros, dê prioridade a eles nos ataques, desvie das flechas
correndo e mudando de posição quando ele puxar a corda para atirar, ele não mudará a mira depois disso.

Nota10.11 - Quando estiver caindo de grandes alturas, aperte R1 assim o personagem cai de pé e não demorará para levantar e se recuperar da queda, o que pode acontecer de algum inimigo vê-lo.

Destaque para Onikage que morre um monte de vezes no jogo e volta de novo!!! Isso as vezes se torna um pé no saco!!!

##### ALGUNS CHEATS DO JOGO!!! #####
Nota... ( mais uma )... eu só uso cheats pra brincar depois que virei todo o jogo, como não é uma coisa que domino, por que o objetivo é virar o game NA RAÇA, se algum truque desses não funcionar, azar o seu, procure em sites especializados nisso.
Infelizmente ou felizmente, a produtora de TWoH deixou os "cheats" para se alterar coisas no jogos, coisa que Fatal Shadows não tem.
Todos os personagens:
Pressione L1, R2, L2, R1, Direita, Esquerda, L3, R3 na tela título. Nota: Na versão
japonesa, pressione L1, R2, L2, R1, Esquerda, Direita, L3, R3 na tela título.
Todas missões do modo Story:
Pressione L1, R1, L2, R2, Direita, Quadrado, L3, R3 na tela de seleção de missão do modo Story. Nota: Na versão japonesa, pressione L1, R1, L2, R2, Esquerda, Quadrado, L3, R3 na tela de seleção de missão do Story mode.
Todas as fases do modo Multi-player:
Pressione L1, R1, L2, R2, Direita, Quadrado, L3, R3 na tela de seleção de missões do modo multi-player. Nota: Na versão japonesa, pressione L1, R1, L2, R2, Esquerda, Quadrado, L3, R3 na tela de seleção de missões do modo multi-player.
Todos layouts:
Pressione R3, L3, R2, L2, R1, L1 na tela de seleção de missão. Nota: Na versão japonesa, pressione L3, R3, L2, R2, L1, R1 na tela de seleção de missões. Para os layouts aparecerem normalmente, basta terminar a fase com o primeiro layout, assim o segundo aparecerá disponível, terminando ele, o terceiro estará disponível.
Controlar inimigos:
Pressione Start no controle 1 para pausar o jogo no Story mode;
Pressione L1, R3, R1, L3, Direita, Quadrado, Pra cima, Quadrado, L2, Esquerda, Quadrado, Pra baixo, R2 no controle 2;
O jogo automaticamente sai do pause, caminhe para próximo de um inimigo ou inocente.
Quando estiver próximo o suficiente o controle 2 poderá controlar aquele personagem.

Um comentário:

Unknown disse...

Kem disse q não é possível jogar com Tatsumaru no modo story ??....
"Sabe de na inocente"....kkkkkkk