quinta-feira, 23 de outubro de 2008

UPGRADE MUSIC PLEASE!!!


A música dos anos 70 era melhor do que a música dos anos 80 ou será que a música dos anos 90 que comanda?
As bandas criadas de 2000 são patéticas e só as dos anos 60 que realmente faziam um som original?
Você que nasceu na época que o Grunge estava no auge, não consegue ouvir as bandinhas mais novas?
Você não aguenta mais essas novas bandas EMO?
Pra você Roberto Carlos ainda é o cara?
Tenho notícias pra você...faça um UPGRADE MUSICAL!!!
Ou continue ouvindo as suas bandinhas de mil novecentos e nada!

EU ODEIO BOSSA NOVA!
Ok, a imprensa fala que a qualidade de João Bosco e Nara Leão são indiscutíveis, mas se eu ganhasse um dólar por cada coisa que a imprensa fala e recomenda, estaria rico! Eu num aguento aquele violãozinho desgraçado que parece que foi feito para deprimir as pessoas, lembrando que o violão consegue ser super animado quando se toca ele direito. Tom Jobim podia ser um grande músico, mas a cada música dele legal tem dez chatas pra cacete.
Muita gente hoje em dia curte os clássicos do Jazz e do Blues e das famosas Big Bands, o Blues realmente tem um swing legal, uma boa levada, os negros americanos sabiam o que estavam fazendo, mas o Jazz, o Jazz é um pé no saco, muito pistão para o meu gosto, ok, vão dizer que os melhores bateristas são os de Jazz, mas nem só de bateria vive a boa música! As Big Bands, são quase tão ruins quanto musical da Broadway. O Jazz tem muito do que foi usado a exaustão posteriormente pelo Rock Progressivo, solos e mais solos, sem parar com trompetes alucinados, o que salva o Jazz talvez seja o saxofone!

BEATLES - YOU SAY GOODBYE AND I SAY HELLO
Chegou a era The Beatles e tudo se dividiu entre antes e depois deles. Mentira, se alguém modificou a música nesse mundo de forma absurda, foi Elvis Presley, ele conseguiu puxar todas as influências negras e mescla-las com as da cultura branca, algum racista radical ou afro-descendente pode puxar a panelinha para o seu lado em se tratando de Elvis, mas ele realmente foi influência pra tudo quanto é estilo que veio depois, inclusive os Beatles. Tem gente que considera a fantástica obra dos Beatles um marco do virtuosismo, mas músicas como Obladi OBladá, ou Você diz tchau e eu digo Olá, são letras super cabeça? O mais legal dos Beatles foi o fato deles motivarem uma das maiores bandas de todos os tempos: The Ramones, que só começaram na música pra tentar tocar Beatles, mas como era complicado, acabaram sendo os responsáveis pelo punk. O Brasil demorou um pouco pra sacar o que era o punk, por causa das músicas, mas no Brasil muita coisa chega super atrasada, mesmo hoje com a internet o pessoal dessas terras tupiniquins patina pra caramba! Aliás o Brasil nunca patinou tanto quanto na época da tropicália, ainda bem que escapei dessa era maledita.

OITENTAZZZZZ
Vieram os anos oitenta, com a disco music se arrastando para o caixão, que futuramente seria revitalizada, não por causa das danças e brilhos, mas pelo desenvolvimento dos equipamentos eletrônicos, que geraram o New Wave, o Acid House, o Trance, as Dance Musics, as Raves e por aí vai.
Nos anos 80 que o Rock realmente fincou as estacas no chão da música, dezenas de estilos posteriores são influenciados pelo rock ou por estilos que vieram do rock dos anos 80, mesmo quando parecem puxar de estilos anteriores, foi apartir dos anos 80 que a coisa engrenou, o motivo disso foi o crescimento da indústria fonográfica que hoje anda em crise. Grupos como OMD, Joy Division, New Order, Depeche Mode, começaram as misturas e experimentações, experimentaram tanto que os mais talentosos pagaram com a vida por essas mudanças. O Heavy Metal teve seu auge e óbvio que estilos mais eletrônicos e outros mais pesados posteriormente se encontraram e a fusão que é tão presente em toda a música gerou mais e mais estilos.
Lembro que nos anos 80 surgiu um dos primeiros grupos mega massificados na mídia em nível mundial, o Zig Zig Sputnik, antes deles a coisa era mais artesanal, mesmo com Madonna nos anos 80, a propaganda em cima dela é mais fácil vender, uma loura gostosa, com som pop, barbadinha de tocar pro sucesso, mas uma banda de visual punk com roupas esquisitíssimas? A propaganda era que Zig Zig Sputnik era o futuro do Rock'n'Roll, na verdade ele acabou antecipando mais aquilo que seria a música eletrônica do que o próprio Rock que começou a se fundir com estilos que antes ele eram de certa forma "inimigos", o rap e a música erudita. Essas misturas geraram coisas fantásticas como Faith No More, Apocaliptica, etc.

NEVER MIND - NADA NA MENTE OU QUEM SE IMPORTA?
No final dos anos 80 se dizia que o Rock morreria, bom ele não morreu, mas matou vários estilos. Ninguém sabia o que seria dos anos 90, mas os anos 90 foi digamos a entresafra de estilos musicais. Foi a década da Worldmusic, com a internet, a música indiana flertou com a música celta e com a música africana e boas idéias surgiram daí, lógico que algumas péssimas idéias também apareceram, como o Funk! Infelizmente muitos dos ídolos que tanto fizeram pela música se foram de forma trágica, talvez essa seja mais uma prova daquela célebre frase: "A estrela que muito brilha, se apaga rápído!"
O Nirvana deixou um legado, mas com certeza Amy Winehouse não vai deixar legado nenhum, o rock brasileiro realmente parece ter entrado em colapso, surgiu muito pouca coisa boa após a virada do século, Pitty é uma delas. Mas apareceram algumas coisas que mudariam o mundo completamente e a forma como curtimos, lidamos e entendemos a música:
O formato MP3 que com a internet revolucionou totalmente o modo como se ouve música hoje. A MTV, que estreiou em 1990 aqui, se consagrou como o point da musicalidade nacional, mas teve sua era sômbria, exatamente na virada do século, século esse que só foi acabar numa ensolarada manhã de 11 de setembro de 2001, depois dali, nunca mais o mundo foi o mesmo.

2010 - O ANO QUE FAREMOS DOWNLOAD!
Eu me lembro da última vez que comprei um CD numa loja, foi a trilha sonora de Star Wars Episódio 3 A Vingança dos Sith, que vinha com um DVD com vários videoclips das músicas clássicas da saga, antes disso eu acho que comprei um CD da banda The Offspring, realmente faz muito tempo que não compro CDs de música, um dos motivos é a facilidade que se faz download hoje em dia e outra e por que grande parte dos sons que escuto hoje, só por milagre eu compraria numa loja. Atualmente qualquer um pode curtir um som super alternativo que está disponível na rede, uma banda é criada e sua comunidade surge junto com ela, uma nova música faz sucesso e você não precisa esperar meses até sair um CD com ela, ou importar um "single"caríssimo, você baixa ela quase que instantaneamente, mas me pergunto se essa facilidade não trará consequências terríveis, e não tô falando do mercado, tô falando da afinidade que tinhamos por boas bandas e bons artistas, o imediatismo é uma tendência. Mas algumas tendências já nos fizeram muito mal no passado. Obscureceram nossas mentes e nos fizeram tropeçar muitas vezes. Antigamente comprar um disco era quase um evento, o famoso vinil, aquela bolacha gigante e preta, muitas vezes vinha em edições limitadas, necessitava de cuidados especiais, mas tudo melhorou com a invenção do CD, eu conheci o CD em 1988, um amigo tinha importado o aparelho, lógico que vários camaradas foram conhecer a novidade, ouvimos Mozart, não por que adorávamos Mozart, mas por que só tinha esse CD pra vender na época. Os puristas que me desculpem, mas entre ouvir os chiados do LP de vinil e o som limpo do CD, eu prefiro o som digital sempre.

O SOM QUE VEM DE LONGE:
Então um dia veio uma banda em Porto Alegre, japonesa, isso foi lá por 1992 eu acho, não lembro realmente, lembro só do nome, Cassipea, banda japonesa que fazia algo como um Jazz experimental, isso óbvio que aliado ao fato de eu ouvir muita música oriental nos treinos, alterou meu modo de ver a World Music, comecei a ficar curioso com outras modalidade de sons, como a música celta, indiana, japonesa e por aí vai. Então conheci sons como Sarah Brightman, Ravi Shankar, Loreena McKennitt, Enya e outras coisas mais meditativas, mas felizmente cai fora dessa e fiz o primeiro upgrade musical da vida, conheci The Offspring, Greenday, System of Down e tudo ficou maravilhoso. O estopim para eu começar a sacar coisas boas da música mundial, principalmente a japonesa foi a música Shooting Star, cantada por Mika Chiba na série Cybercops, talvez a primeira música que deixaram a versão original que me lembro e mais tarde outro upgrade foi a fantástica música tema do jogo Final Fantasy VIII em 1997, chamada "Eyes on me". Mesmo sendo uma música romântica, ela tem uma sonoridade que eu nunca tinha visto antes. Até que um dia a internet e alguns amigos permitiram que eu ouvisse as bandas Malice Mizer, Psycho Le Cemu, Dir en Grey e cantoras como Yui e aí a coisa virou uma imensa sequência de downloads de música japa, tem várias bandas fraquinhas e algumas ruinzinhas, mas existe uma infinidade de sons, seja nas versões mais Pop ( J-POP ) ou nas versões mais Rock ( J-ROCK ). Mas talvez a maior evolução está na música eletrônica, que em muitos grupos deixou de ser apenas um bate-estaca e tem sido bem criativa, maior exemplo disso são as duplas Schwartz Stein e Aural Vampire. Legal é ver como o visual das bandas, dez anos atrás se acharia extremamente bizarro o visual de bandas que fazem sucesso hoje. Mas como não comparar os cortes de cabelo dos Beatles com as atuais bandas de rock melódico? Na internet se acha muita coisa boa, mas proporcionalmente muita coisa ruim.
Então quando disserem pra você que hoje em dia não se inventa nada novo na música, é sinal que essa pessoa ainda está vivendo nos tempos da brilhantina, que ainda é usada hoje, mas com outro nome. E que venha a evolução, por que água parada apodrece! Abaixo seguem os links do Youtube que realmente merecem uma olhada.

Links para a evolução das músicas:

The Beatles - Hello Goodbye! You say goodbye and I say hello!
Reparem nas dancinhas do Paul e do Lennon perto do final.
http://br.youtube.com/watch?v=Qf2S7kKLtEQ

Pink Floyd - Wish you were here - Talvez uma das músicas mais lindas e emocionantes que
existem, letra foda, som foda, cantor foda.
Fiquem com a versão original e a ao vivo, ambas ótimas.
http://br.youtube.com/watch?v=IXdNnw99-Ic
http://br.youtube.com/watch?v=3DXCHa9BYfE

David Bowie - Ziggy Stardust and the spider from mars -
http://br.youtube.com/watch?v=6dQWzdUVMbI

Joy Division - Atmosphere
http://br.youtube.com/watch?v=0We9d5J3BLQ

Kiss - Psycho Circus
http://br.youtube.com/watch?v=QXrUKjTV7t0

Loreena McKennitt - Bonny Portmore
Versão só com imagem, basta clicar e ouvir...
http://br.youtube.com/watch?v=yYkg6styqfM

Chemical Brothers - The Test
http://br.youtube.com/watch?v=QDe6MZQjpho

The Offspring - The kids aren´t allright
http://br.youtube.com/watch?v=u4-aUiddpUo

Mika Chiba - The shooting star
http://br.youtube.com/watch?v=ZEaNSopSvgk

Malice Mizer - Beast of blood
http://br.youtube.com/watch?v=F143kJea2tw

Dir en Grey - Riyuu
http://www.youtube.com/watch?v=584KwpDm0CU

Aural Vampire - Darkwave surfer
http://br.youtube.com/watch?v=4Dv-mE7Q6VY

Nenhum comentário: