quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Bushido Blade 2


Plataforma: Playstation 1
Tempo para virar o jogo: Muitas horas, não lembro exatamente quantas, até por que faz tempo que não pego nesse jogo.

Eu conheci Bushido Blade 2 antes do 1, então foi uma boa surpresa ver que BB2 não é um jogo de luta comum, como espadas, pois ele não tem barras de energia no alto da tela para você saber quantas porradas pode tomar, motivo disso é que os golpes dele, são em nível realistico, ou seja, se uma espada passar pelo pescoço do adversário, o adversário faz o que faria qualquer lutador normal nessa situação, ELE MORRE!!!!
As lutas podem ser decididas com apenas um único golpe, os contra ataques no jogo são a grande arma dos personagens, você tem que aproveitar uma brecha no ataque do inimigo, ou partir pra cima no comecinho da luta, tentando emendar um combo assassino e indefensável, outra estratégia é encadear golpes para cansar a defesa do inimigo para que ela abra e você aplique o golpe de misericórdia, mas tudo isso pode não adiantar nada se no meio de uma sequência o inimigo esquivar para o lado e contra-atacar seu personagem com a guarda aberta. Isso deixa Bushido Blade 2 com cara de jogo de estratégia, muitas lutas são vários segundos de estudo do adversário e a aplicação de um único golpe no momento certo. Lógico que contra os personagem controlados pela CPU a coisa as vezes é injusta, por exemplo: Em cenários que possuem degraus, pode-se enganar o inimigo, subindo para um patamar mais alto, esperar o adversário segui-lo e quando ele estiver quase subindo atrás de você, você volta e pega o cara tentando ainda ficar de pé nessa subida, ou seja, morte certa para ele, mas isso também aconteceria no mundo real, digamos assim.
Além disso os ninjas e samurais do jogo tem armas secundárias, algumas mortais, outras esquisitas, mas que fazem o inimigo abrir a guarda e ter uma morte horrível.
Esse é um daqueles tipos de jogos que deveriam ser feitos para os novos consoles, com gráficos melhorados.

Destaque para:
Cenarios -
A floresta de bambu onde você pode cortar os bambus se passar a espada por eles.
Alguns cenários permitem que se mate o adversário com quedas, mas você pode cair também junto com ele ou durante um ataque, se o adversário esquiva, pode se matar sem querer, bem haver com o que aconteceria num mundo, digamos, real!!!
Personagens -
Os personagens que são atingidos na perna ou no braço, se vencem a luta, aparecem na luta seguinte com ataduras nos mesmos lugares que levaram os golpes, maneiríssimo!
Armas -
Você pode escolher entre várias armas para os personagens, embora cada um tenha uma arma preferencial e golpes especiais em sua arma preferencial, mas é interessante jogar com um personagem de katana e depois voltar a jogar com ele com a lança ou a naginata.
Existem personagens que usam armas de fogo e é bem legal, ver como um samurai se vira contra uma metralhadora, correndo para desviar da mira do inimigo.

Motion Capture -
Tirando a parte dos pulos exagerados, o trabalho de captura de movimentos do jogo é um dos melhores de todos os games, se não for o melhor, os golpes realmente parecem ter a velocidade e força de golpes reais.

Trilha Sonora -
Fantástica, desde a abertura até os créditos.

Nota1 - Bushido Blade tem um modo de luta que imita uma disputa de kenjutsu, kendo ou naginata-do, onde os personagens lutam com espadas de madeira com regras semelhantes as do kendo, bem legal.

Nota2 - Existe um modo de luta em BB2 que basicamente é um survival, onde o seu personagem tem que matar 100 guerreiros, sem morrer e cada vez eles ficam mais ferozes e mais técnicos. Vencendo esse modo com pelo menos um personagem de cada clã, se habilita personagens secretos.

Nota3 - Existem basicamente dois clãs de guerreiros no jogo, cada um deles complementa a história dos personagens de seu clã.

Nota4 - Existe uma opção de jogar o jogo em PRIMEIRA PESSOA, o problema desse modo é que ao girar sobre o próprio eixo, você perde completamente a noção de espaço e como não há visão periférica, a tendência é você ser atingido e ter um fim patético ou limitar seus golpes a estocadas, o que é bem frustrante no jogo.

Nota5 - Para habilitar os personagens de cada clã, faça o seguinte, quando aparecer um personagem secundário no modo history, NÃO MORRA COM ELE, então ao terminar com o personagem escolhido no início, os personagens secundários que aparecem na história dele que sobreviveram, estarão liberados e você deve virar o jogo com eles também, para saber da história toda e para liberar mais personagens. Assim que você tiver um dos personagens secundários, não precisa se preocupar mais com ele, apenas com os que ainda não estão selecionáveis.

Nota6 - Existe um comando em Bushido Blade que permite que seu personagem desista da luta, então ele se ajoelha e o inimigo corta sua cabeça, com honra e respeitosamente.

Nota7 - Conhecer bem os golpes dos personagens é imprescindível no jogo, combos e especiais são altamente necessários para sair de situações complicadas ou de inimigos com defesas muito boas. Eu particularmente preferia usar a naginata, a lança e a técnica das duas espadas, a técnica IAI( manter a espada dentro da bainha e sacá-la no ataque ) é eficiente, mas exige bem mais treino no jogo.

Nenhum comentário: