quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Final Fantasy 8


A Fantasia final que nunca termina...

Final Fantasy VIII
Plataforma: Playstation 1
Tempo para virar o jogo:
Esse é realmente relativo, existem relatos que FFVIII pode ser virado em 40 horas, mas como é um RPG e tem muita coisa para explorar fazer o jogo é mais complicado.
Eu demorei 268 HORAS para fazer tudo o que o jogo permitia e possibilitava, matando pelo menos um inimigo de cada, achando todos os tesouros, lugares secretos, criando Chokobos e outras coisas do jogo( e são milhares ).

Produtora: SQUARE
Final Fantasy VII tem seus méritos, tem seu valor, é um jogo fantástico, mas Final Fantasy VIII, foi realmente o divisor de águas, não só por que é considerado uma obra de arte, como também pelo fato de ser o jogo que ultrapassou todos os recordes anteriores de vendas.
Final Fantasy VIII tem cenas em computação gráfica de tirar o fôlego, os gráficos do jogo, hoje podem até ser fraquinhos, mas na época era algo nunca visto nem de perto em nenhum jogo anterior, a movimentação ainda tem algo que hoje é comum, mas durante a produção foi pouco usado, FFVIII tem muita movimentação dos personagens SEM O USO DE MOTION CAPTURE, os movimentos de alguns personagens foram feitos na mão mesmo e ficam tão naturais que você vai duvidar que não teve Motion Capture ali.
Todo o Final Fantasy até o OITAVO, tinha um tema central do enredo: A guerra, a coragem, a amizade, a lealdade, em FFVIII o tema é o amor, e que história de amor, o relacionamento entre SQUALL e RINOA, que começa frio e distante e termina num romance apaixonado é algo que ninguém esperava num game de RPG, aliás você corre o risco de se viciar no estilo de jogos RPG justamente por causa de FFVIII.
A trilha sonora do jogo rivaliza com os mais clássicos filmes que você conhece. As músicas que enfeitam as cenas entre Squall e Rinoa, como a do baile e os temas românticos entre eles são o que há de melhor em produção de trilhas sonoras e o tema principal do jogo "EYES ON ME" mata a pau.
Principalmente no desfecho do jogo.

O enredo de Final Fantasy VIII é sobre uma equipe de alunos de uma escola de soldados mercenários( SEEDs ) que treinam para enfrentarem missões perigosas a serviço de quem pagá-los bem. É numa dessas missões que Squall acaba conhecendo Rinoa e se relacionando com ela e com a causa que defende.
A história cheia de reviravoltas e sequências alucinantes em computação gráfica é absurda, aliás em alguns momentos do jogo é possível jogar enquanto rola uma cena ao fundo!!!!
Tudo é extremamente detalhado em FFVIII, os cenários e personagens secundários acabam sendo desenvolvidos bem, sem se perder o enredo principal. Num certo momento fica-se sabendo da atual situação da história dos personagens tem relação com eventos que anos antes resultaram na política atual daquele mundo e o jogo permite que se jogue com os personagens do passado, diferentes dos personagens do tempo presente na cronologia do jogo. Em certos momentos um grupo vai interagir com o outro, se você entrar numa caverna e mover uma pedra para passar por um túnel os personagens do futuro verão a pedra deslocada.

Foi por causa de Final Fantasy VIII que o mundo começou a olhar os jogos como algo a mais do que apertar botões rapidamente e salvar a princesa, o jogo rapidamente mostra que os games vieram para serem mais do que jogos mas sim quase filmes com enredos complexos e interativos.
O resultado disso foram:
Final Fantasy Spirit Within e Final Fantasy VII-Advent Children, os dois filmes em computação gráfica da Square feitos justamente para mostrar o quão grande é a qualidade das CGs feitas pela Square, aliás Final Fantasy até hoje é referência para qualquer jogo em termos de gráficos, pois ele sempre tem os efeitos e cenas no limite do console que é feito.

Nota1 - Em FFVIII existe o recurso dos Guardians Forces(GF), criaturas que ao serem invocadas usam ataques especiais super exagerados e alguns totalmente sem noção, por exemplo:

O GF MINOTAURO, joga Jokenpo com seu irmão e ao vencer joga o pequeno minotauro para o céu que cai como uma bomba sobre o inimigo!!!!
O GF BAHAMUT, surge dos céus, voando entre as nuvens e lança um ataque que causa uma explosão nuclear no inimigo!!!!
O GF EDEN cria um buraco negro, usa a gravidade para inverter a gravidade e o tecido do espaço e lança o inimigo no núcleo de uma galáxia para ser esmagado pela gravidade do lugar, sim ISSO TUDO é mostrado no ataque dele!!!!

Nota2 - No jogo existem dois inimigos terríveis:
Omega Weapon e Ultima Weapon, os dois são incrivelmente poderosos e lutar com eles é opcional no jogo, ao vencê-los a única vantagem significativa é ter derrotado os seres mais poderosos do jogo. Pra se ter uma idéia, se todos seus personagens estiverem no nível máximo de experiência( LEVEL 100 ), eles terão 9.999 pontos de vida, enquanto Ultima Weapon terá 1.000.000 de pontos de vida!!!!

Nota3 - Existem duas ilhas, uma no extremo oeste e outra no extremo leste do continente principal de FFVIII, ali se encontram algumas das mais poderosas criaturas do jogo e os itens mais raros.

Nota4 - FFVIII foi o primeiro jogo da série que não tinha personagens caricatos e sim cópias humanizadas.

Nota5 - Originalmente Final Fantasy VIII vinha em 4 CDs!!!!

Nota6 - Se você não viu os filmes Final Fantasy Spirit Within e Final Fantasy VII-Advent Children, levanta dessa cadeira e vai alugar esses filmes!!!

Nota7 - Depois que você entender como funciona o menu de opções que mais parece um software, depois que entender como se instala, magias para se defender e atacar o inimigo, depois que aprender a instalar os Guardian Forces em seus personagens e isso se aprende na primeira hora do jogo, vai perceber que é bem fácil e legal jogar FFVIII.

2 comentários:

americano disse...

ae tem como vc posta um video do gf eden sem censura mano vlw eu nunca consiqui acha

americano disse...

se der manda pro orkut do thiaguinho_bm32@hotmail.com vlw se pra add melhor ainda