quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O LADO NEGRO DO PHOTOSHOP - Parte 3 - Última


Viu o efeito que nosso shampoo dá a seus cabelos? Não viu, mas na caixa tá tão nítida a diferença do antes e depois?
Pois é, qual mulher não comprou uma tinta para cabelo ou condicionador que dizia que ia ficar super brilhante e...não ficou, bem agora você deve colocar a culpa no mercado publicitário, quando eu faço a foto de um condomínio e tem um monte de lixo na frente ou quando tem uma árvore cobrindo a placa da empresa naquele ângulo que se tirou a foto, o pessoal pede para tirar a árvore ou o lixo, você melhorou o aspecto da foto, mas ela continua sendo ela mesma, quando se tira uma cicatriz muito feia de uma modelo ou uma ruga de expressão é suavizada, isso é feito com o objetivo de melhorar o aspecto da imagem, mas e quando a imagem é altamente manipulada para fazer parecer algo que não existe? Pior, quando esse "algo" é uma característica de algum produto, como no caso do condicionador que mostra aquelas fotos do antes e depois, mas não como seria realmente o depois é manipulado para melhorar o aspecto do resultado que não ficou exatamente como é falado na propaganda?
Você melhorar o aspecto visual de um produto é uma coisa, mas mentir sobre o que ele faz ( e isso acontece muito na propaganda ), é uma sacanagem descarada.
Eu posso dizer que em quase quatorze anos de Photoshop, que pelo menos 40% das modelos hoje no mercado estariam desempregadas se não houvesse Photoshop.
Você pega aquela Playboy e pensa que não teve manipulação nas imagens, por que alguém falou que não teve? Pense de novo...NÃO EXISTE FOTO DE REVISTA SEM MANIPULAÇÃO, algumas tem pouca, acertam cor e nitidez, algumas tem muita, retocam alguma sujeira ou marca que não poderia aparecer, algumas são extremamente retocadas, se mexendo em graus de iluminação e alterando coisas como: cicatrizes, seios grande demais, seios pequenos demais, seios caídos demais, seios assimétricos, eliminação de pneus e marcas de biquini na espinhas, cravos, sardas, culote, orelhas de abano, nariz torto, queixo saliente, pêlos pubianos aparentes, papada de pescoço, unhas mal feitas, joanete, suavização de marcas no joelho, enrugamento de cotovelo, pelanca de ante-braço, lábios pouco carnudos, comprimento de cabelo, dobras de pescoço, dentes desparelhos, diferenças de altura dos olhos, olheiras, dobras do braço com a axila, cor dos olhos, marca de vacina, aliás, tirando a campanha de vacinação, você já viu alguma garota vacinada em revista?
Quando tudo isso é feito sutilmente, tudo bem, mas ultimamente o pessoal anda exagerando e nem era pra tanto, já que existem muitas mulheres que tem um ótimo corpo e uma ótima pele.

Coisa já presenciadas por este que vos escreve:

Trocar o pé da modelo de um metro e noventa, pelo pé de uma ninfeta de um metro e meio, motivo? O pé das meninas menores sempre é mais bonito e mais bem desenhado, ora você já viu monumento com a base menor que a estátua? Não né, modelos altas tem que ter pés grandes, nem sempre bonitos.

Tratamento dentário, imagine que algumas das famosas celebridades que você vê em revistas na verdade usam "ponte" ou tem dentes postiços, pior, dentes acavalados!!!! Mas você não verá isso em revistas de moda.

Exercício forçado, o mesmo vale para as revistas de dieta e ginástica, o que eu já vi de manipulação para tirar culote, não dá pra contar nos dedos e tem garotas que olham uma foto e tentam ficar igual aquela modelo por métodos naturais, dietas e anorexia, vão sonhando.

Rejuvenescimento, a principal tática para deixar alguém bonito e também uma das mais difíceis, mesmo para os melhores profissionais, é tirar os famosos "pés de galinha" não é tão fácil quanto parece pois a linha entre o retoque bem feito e a destruição do rosto é bem, mas bem fina.

Lógico que ninguém vai tirar a pinta da coxa da Angélica ou colocar o mindinho na mão do Lula, mas já teve casos de tirarem acidentalmente umbigos, ânus, e até trocarem mamilos dos seios de modelos, por que o original era muito feio ou saliente demais!!!
Enfim, algumas publicações que vivem da imagem, usam o Photoshop e abusam dele mesmo, não deixando espaço para nada que seja considerado um defeito, mesmo que sutil!

Existem bons profissionais que fazem a manipulação sutilmente, para deixar o mais natural possível, mas existem aqueles que são obrigados a deixar a coisa mais artificial, por que o cliente, que geralmente não entende muito de estética ou anatomia, quer aquela modelo parecendo a Barbie ou com a pele lisinha como a de um bebê, mesmo sabendo que a tal modelo tem mais de 30 anos! A solução é policiar até mesmo o que você vê, hoje em dia, para entender que, visualmente, qualquer coisa no mundo publicitário em mercadológico que vivemos, deve ser conferida ao vivo e a cores e não apenas por fotos.
Seja mais crítico com o que você quer, o que você compra e com a qualidade de tudo que leva seu suado dindin embora, sei que isso é um conselho explícito e se conselho fosse bom, a gente vendia e não dava de graça, ora...mas quem disse que é de graça?
Você não comprou um computador, não entrou na internet, não visitou esse site, não leu esse texto? Tudo isso saiu de graça?
O Photoshop ainda vai ajudar muito as pessoas, é usado para fazer o retrato-falado de um criminoso, é usado para se ter uma idéia de como uma plástica vai ficar depoisw de pronta, é usado para recuperar aquela sua foto antiga, mas é usado para vender coisas irreais, manipular opiniões e geralmente tentar fazer com que você não veja os defeitos que fariam você não comprar um produto. Nesse ano tem eleições, muita informação será manipulada, fotos de políticos serão melhoradas para eles não parecerem tão feios, mas digo a você, pesquise e se informe sobre os políticos que você pretende votar, por que a pessoa que você colocar no governo, não vai governar com seu charme, com sua fotinho bonita ou com sua cara de bebê Johnson, mas com inteligência, competência e entendimento da função que pretende ocupar e isso felizmente não tem Photoshop que mascare.

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